Como Comprar Apartamento Sozinho em 4 Passos Simples

Nesse momento você se encontra sozinho, não tem ninguém para juntar renda com você, ou, talvez você nem queira isso, talvez conviva com aluguel, na casa de seus pais, de amigos ou até de conhecidos. Você então se pergunta, como comprar apartamento sozinho?

Você já pensa logo que só quem tem uma grana alta guardada consegue, ou no mínimo uma grana pra entrada. Que você não tem como comprar, que é apenas um sonho.

Mas estou aqui para mostrar que é possível sim você comprar seu apartamento sozinho em apenas 4 passos. Dúvida? Leia o artigo e comprove.

Como Comprar Apartamento Sozinho: Planeje

Como-Comprar-Apartamento-Sozinho-planeje

Esse é o primeiro e mais fundamental passo. Pois como tudo na vida, se não houver planejamento, dificilmente dará certo não é mesmo? Portanto, pegue papel e caneta e vamos lá.

Como você deve saber comprar um apartamento não é nem um pouco barato. Talvez seja a coisa mais cara que você comprará na sua vida.

Portanto, comece o planejamento descobrindo quanto você ganha por mês de fato, quanto dinheiro sobra no fim do mês? Anote seu salário no papel, e comece a listar todos os seus gastos, internet, Netflix, compras parceladas, luz, água, alimentação, lazer, tudo, não deixe de anotar nada.

Some as despesas e subtraia pelo valor do seu salário. Quanto sobrou? Talvez tenha até faltado né? (rs). Mas não se preocupe, caso você esteja negativo, ajudarei você ao longo deste artigo a se organizar financeiramente.

Aprenda a definir Metas e Objetivos de vida, defina aquilo que é mais importante para você, como você chegará até lá e quanto tempo você espera que demore.

Defina pelo menos 3 Metas, sendo a primeira a mais importante para você.

Como Comprar Apartamento Sozinho: Escolha uma Modalidade

Como-Comprar-Apartamento-Sozinho

Talvez você já tenha até pesquisado isso, mas existem diversas formas para você conseguir comprar apartamento sozinho. O importante é que você escolha a forma mais econômica e que se encaixe no seu perfil.

A melhor forma seria pagar à vista, claro. Mas nem todas as pessoas possuem tanto capital disponível certo?

A maioria das pessoas portanto, opta por adquirir seu imóvel de forma parcelada. Você tem as seguintes opções caso não tenha como comprar à vista:

Financiamento

É a forma mais comum de comprar um apartamento sozinho ou em conjunto com outras pessoas.

Funciona da seguinte forma: Você deve procurar uma Imobiliária, Construtora ou um Banco. Você escolhe um um imóvel que esteja de acordo com sua renda.

Após isso, será explicado a você por um corretor ou correspondente bancário qual a documentação necessária para financiar, como funciona o financiamento imobiliário e como é feita a análise de crédito.

Leia Também: Como Comprar um Apartamento Ganhando 1 Salário Minimo

Após a análise você saberá como ficaram as condições do seu financiamento. Que no geral funciona assim: 80% do valor total do imóvel é financiado, ou seja, você pagará parcelado em até 360 meses.

Os 20% restantes são a Entrada, que pode ser quitada através do FGTS caso você tenha ou, dependendo da empresa ou banco, você pode parcelar em até 60x.

Consórcio

O Consórcio a princípio é uma modalidade interessante para você comprar apartamento sozinho, isso porque diferente do financiamento, ele não possui juros.

Mas possui diversas taxas, que mesmo somadas, ainda não se equivalem aos juros do financiamento. Entretanto esta modalidade só se torna vantajosa se você for uma pessoa sortuda.

Explico o motivo: O Consórcio funciona através de pessoas com um interesse em comum (adquirir um imóvel ou veiculo), que se juntam e pagam um valor mensal. Ai esse dinheiro é reunido e com isso é possível comprar o bem, pelo menos um por mês. É feito então um sorteio para ver quem irá ficar com o bem de interesse naquele mês.

O ponto é o seguinte, se você for sorteado, logo no começo é ótimo. Mas é possível que demore até 10 anos para que isso aconteça. Você pode dar lances para aumentar suas chances e conquistar o bem mais rápido. Mas precisa de um bom capital disponível.

Mas caso queira saber mais sobre Consórcio, veja o artigo que escrevi: Como Funciona o Consórcio de Imóvel Caixa?

Minha Casa Minha Vida

Aposto que já ouviu falar desse Programa do Governo Federal. Mas nunca entendeu exatamente como funciona certo?

Existe mais de uma forma de participar, mas vale uma ressalva aqui. O governo tem diminuído cada vez mais as verbas para o Minha Casa Minha Vida e, dependendo do dia em que você esteja lendo este artigo, é possível que o Programa tenha até acabado.

Mas caso ainda esteja em funcionamento. Recomendo fortemente, pois você pode conquistar seu apartamento de duas formas: Esperando ser sorteado, para receber um apartamento que o governe fez. Nesse caso, você paga prestações bem pequenas pelo imóvel.

Leia Também: Como Ter Uma Casa Financiada Pela Caixa – O jeito mais rápido!

Mas também pode pedir o Subsidio do Minha Casa Minha Vida e juros baixos de financiamento do Programa Federal, para adquirir um imóvel da sua escolha em sua cidade.

A segunda opção é a melhor, pois você poderá escolher um imóvel no bairro do seu interesse e com mais qualidade do que os que o governo entrega.

Além disso, as chances de você ser sorteado, são extremamente baixos. Pois esse sorteio só ocorre, quando existe algum projeto de habitação ocorrendo na cidade no momento.

Mas caso queira saber mais sobre isso, recomendo que baixe meu Ebook Gratuito onde explico Como Ser Aprovado no Minha Casa Minha Vida.

Outros Meios

Existem outras formas para você conquistar seu apartamento, sem dúvida, mas, listei as principais aqui. Você pode comprar de uma pessoa que tenha um apartamento e esteja querendo vender.

Sempre tem em classificados nos jornais ou em sites como ZAP e OLX. O problema reside nas formas de pagamento e na confiabilidade. Você não conhece o proprietário do imóvel e muitas vezes você não entende os tramites legais.

Dessa forma, você pode ficar mais suscetível a cair em golpes. Portanto, recomendo que escolha uma das três opções acima.

Como Comprar Apartamento Sozinho: Economize

Como-Comprar-Apartamento-Sozinho

Lembra que lá atrás pedi para você anotar seu salário e gastos no papel? Agora vamos mais a fundo nisso. Separe suas despesas em fixas e variáveis.

As despesas fixas, são aquelas que você não pode deixar de pagar, é de algum serviço essencial, como água, luz e alimentação por exemplo. Inclua nesse caso pensão, se for o caso, mensalidade de faculdade e etc.

Nas despesas variáveis entrará internet, serviços de Streaming, lazer, assinaturas de jogos, revistas e etc.

O Que Fazer Após Juntar Essas Informações?

Primeiramente, comece a riscar alguns itens nas despesas variáveis, você pode diminuir a quantidade de telas da Netflix? Quem sabe trocar por outro serviço mais em conta ou de graça.

Pode cortar alguma assinatura, cortar alguns lazeres? De repente trocar a marca da cerveja ou mudar para um barzinho mais em conta?

Leia Também: 7 Formas de Como Ganhar Dinheiro Sem Gastar Nenhum Centavo

Comece a analisar tudo isso e fazer o máximo de cortes possíveis, sem que afete sua rotina, claro.

Nas despesas fixas, é difícil ter alguma economia, mas é possível sim. Economize luz, por exemplo, desligando lâmpadas e aparelhos em ambientes que não tiver ninguém.

Da mesma forma você pode economizar água, desligando o chuveiro quando estiver se ensaboando e a torneira da pia enquanto estiver escovando os dentes, reutilize a água da máquina de lavar para lavar o banheiro.

É possível economizar no supermercado também e em muitas outras despesas fixas. Saiba que é mais fácil do que imagina, Poupar Dinheiro sem Ficar no aperto.

Como Comprar Apartamento Sozinho: Pesquise

Como-Comprar-Apartamento-Sozinho

Eu reforço muito este ponto em vários artigos que escrevo aqui no More Manaus, mas sempre vale a pena reforçar: PESQUISE.

Pesquise muito bem, não se prenda na conversa do primeiro corretor, do segundo e até do terceiro. Como você vai saber se a primeira oferta realmente é boa, se você não viu outras?

Não tenha medo de pesquisar imobiliárias, construtoras, bancos, visitar decorados, fazer análise de crédito, simulações. Isso é muito importante para você tratar como uma compra qualquer.

Para começar, entre em sites de imobiliárias e construtoras. Dessa forma você já começará a se familiarizar com os tipos de imóveis e condições que cada empresa apresenta.

Agende uma visita com o corretor e compareça no dia e hora marcados. Não se preocupe, caso peçam sua documentação, serve para fazer a análise de crédito. Não significa que você já está comprando. Para comprar, você precisa pagar o ato minimo e assinar o contrato.

Com a análise em mãos, você saberá na real, o valor da entrada e o valor a parcela do seu financiamento. Se gostar das condições, você assina o contrato, se não gostar, basta dizer que não gostou e ir embora.

Conclusão

Por fim, espero ter sido clara neste artigo e que você tenha entendido um pouco sobre como comprar apartamento sozinho. Sei que a principio parece difícil, mas é somente por ser tudo novo para você.

Com o tempo, após suas metas estabelecidas, sua leitura e decisão por qual modalidade usará, sua economia no dia a dia e consequentemente o dinheiro a mais que você guardará todo fim de mês e pesquisa, você verá que tudo é mais simples do que você imaginava.

Se gostou deste artigo, compartilhe através dos botões sociais aqui ao lado, divulgue essa informação com quem precisa. E se tiver alguma crítica ou sugestão, comente aqui embaixo. Responderei você com prazer.

Tags: | |

Sobre o Autor

Maria Araújo
Maria Araújo

Maria Araújo - Autora do Blog More Manaus, formada em Letras Português pela Universidade Estadual da Paraíba, Técnica em Transações Imobiliárias pelo SENAC. Atravessou o Brasil para realizar seus sonhos e agora quer ajudar você a conquistar os seus.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.