Como Ter Uma Casa Financiada Pela Caixa: O Jeito Mais Rápido – Garantido

Existem inúmeras formas de se financiar uma casa ou mesmo um apartamento, seja novo ou usado. Mas poucas pessoas sabem de fato como funciona isso. Vou mostrar neste artigo como ter uma casa financiada pela caixa.

Mas das inúmeras formas que existem, irei mostrar para você o jeito mais rápido e garantido de você conseguir seu financiamento. Resumi o máximo possível para que você entenda de forma geral como funciona.

Ter uma casa financiada pela caixa não é um bicho de 7 cabeças e sim, dá pra ter boas condições de financiamento mesmo se a sua renda for baixa. Vamos ao artigo.

Casa Financiada Pela Caixa: o que preciso saber?

casa-financiada-pela-caixa

Antes de tudo, saiba que é possível fazer o financiamento da casa própria por outros bancos, mas recomendo sempre o Banco Caixa, pois até o momento em que escrevo este artigo, eles praticam os menores juros do mercado. Mas como funciona uma casa financiada pela caixa?

É bem simples, o banco compra o imóvel de quem está vendendo e você passa a pagar o banco pelo imóvel. Dependendo da região ele financia até 80% para pagar em até 30 anos.

Como disse acima, irei explicar o método mais rápido, que é comprar com uma construtora, imobiliária ou incorporadora, (usarei ao longo do artigo o termo imobiliária). Dessa forma você consegue adquirir seu imóvel em poucas semanas ou até mesmo dias. Inclusive escrevi um artigo aqui, de Como Comprar Apartamento Minha Casa Minha Vida em 7 dias ou menos, vale a pena conferir.

Este é o jeito mais rápido, pois um corretor irá auxiliar você em tudo e cuidará de boa parte da burocracia, explicando pessoalmente o passo a passo para você. Geralmente não se paga os serviços deste profissional quando se vai em uma imobiliária grande e adquire-se um apartamento ou casa novos.

Casa Financiada Pela Caixa: O Que Recomendo?

casa-financiada-pela-caixa

Pesquise uma imobiliária com credibilidade e que já tenha entregue outros imóveis na região. Não cometa erros simples ao comprar uma casa para não ter dor de cabeça mais tarde.

Pesquise também a localização, se o valor está de acordo com outros imóveis do mesmo tipo e se tem comércios, escolas, postos de saúde e outros serviços essenciais, próximos.

Verifique se está mais em conta casa ou apartamento, independente de qual escolha, recomendo que opte por condomínio fechado. O motivo principal é a criminalidade, que está cada vez mais alta. E não somente por isso, acredite em mim, existem muitas vantagens de se morar em um condomínio fechado.

Dependendo da sua renda, do imóvel e da localização, você pode conseguir o subsidio do Minha Casa Minha Vida, para abater parte do valor do imóvel. Dependendo da região, este valor pode chegar em até R$45.000,00. Se quiser saber mais, escrevi um artigo aqui no blog More Manaus sobre isso:

Minha Casa Minha Vida: Descubra a Surpreendente Verdade que NUNCA Contaram a Você.

Casa Financiada Pela Caixa: 4 Passos simples

Agora vamos ao passo a passo para você financiar sua casa ou apartamento pela Caixa. Lembrando que estou falando de forma ampla e geral sobre a questão, pois pode variar de cidade para cidade. Mas nos geral, esses são os pontos padrões a serem observados.

Vamos lá!

Passo 1: Procure uma Construtora, Imobiliária ou Incorporadora

Como falei anteriormente, o jeito mais rápido para conseguir seu financiamento é através de uma imobiliária. Comece sua pesquisa observando os comercias na TV, sempre aparece ao menos 3 empresas grandes (não mencionarei nomes), fazendo comerciais constantemente.

Você não percebia porque ninguém costuma prestar atenção, mas agora fique atento. Outra forma é pesquisando no Google, claro. Mas seja criterioso, pois o Buscador te dará várias opções, boas e ruins, análise com cuidado.

Outra dica é procurar nas redes sociais, a vantagem aqui, é que você poderá encontrar comentários de outras pessoas que adquiriram imóveis com a imobiliária e você terá um feedback positivo ou negativo sobre elas, isso ajudará na sua decisão sem dúvidas.

Passo 2: Faça simulações

Nem todo corretor imobiliário gosta de fazer isso, mas diga que você quer fazer uma simulação. Elas não tem a mesma precisão da Análise de Crédito que falarei mais a frente. Mas facilita para você ter uma base de como ficará seu financiamento.

A vantagem é que você não precisará fornecer documentos para isso, portanto, peça a todos os corretores que façam uma simulação. Mas não tome ela como verdade absoluta. Pois como diz o nome, é uma simulação e pode (e vai) sofrer alterações.

Passo 3: Documentos Necessários

A imobiliária poderá pedir uma série de documentos para você, não se preocupe em fornecer (desde que tenha pesquisado bem), pois isso não significa que você está necessariamente comprando, pois para concretizar é necessário que você assine o contrato e muitas vezes é preciso ainda pagar algum valor.

Portanto tenha em mãos os documentos listados abaixo para que você possa agilizar o processo. Essa documentação será utilizada na análise de crédito da Caixa.

  • RG
  • Comprovante de Estado Civil ou de Nascimento
  • CPF
  • Comprovante de Renda
  • Comprovante de Residência

Estes são os documentos que serão solicitados no mínimo. Podem ser mais, dependendo da sua região, mas deixe de antemão estes à disposição, xerox e original.

Passo 4: Análise de Crédito

A análise de crédito é uma das etapas mais importantes para quem deseja ter uma casa financiada pela Caixa. Porque é através dela que você terá certeza se irá conseguir o financiamento e se conseguir, se ficou bom para você.

Com sua documentação toda em mãos, o corretor encaminhará ao correspondente bancário que fará a análise de crédito. Eles levam em consideração todo o seu histórico, transações, compras, financiamentos, empréstimos, outros imóveis, tudo o que você fez utilizando seu CPF.

Leia Também: Como Funciona O Consórcio de Imóvel Caixa

Se estiver tudo ok, o banco retornará ao corretor como ficou seu financiamento, informando quanto eles financiaram, quanto você tem direito ao Minha Casa Minha Vida (se você tiver direito e a imobiliária tiver parceria) e como ficou sua Entrada.

Este ponto é crucial pois, aqui você verá como ficaram as condições para você e se estiverem boas e você achar que dá pra pagar tranquilo, então você irá assinar o contrato com a imobiliária, para então comprar seu imóvel.

Caso não tenha gostado, por achar que ficou pesado demais, basta dizer que não quer, lembre-se, você não é obrigado a aceitar, por mais que o corretor insista.

Mas existe a possibilidade da Caixa Não Aprovar o Seu Financiamento, nesse caso você deve analisar o que houve, resolver e tentar novamente algum tempo depois, o importante é não desistir e nem se acomodar!

Conclusão

Por fim, quero deixar bem claro o seguinte, não pague nada e nem assine nada, antes da análise de crédito com a Caixa, pois imagina se o financiamento é negado e você já tiver pago taxas e outros valores para a imobiliária? Você terá perdido seu dinheiro.

Sempre bato nesta tecla aqui no More Manaus, pesquise! Sempre pesquise a fundo, visite o máximo de imobiliárias que puder, visite também os decorados, caso compre casa ou apartamento na planta ainda, para saber como serão depois de prontos.

Deixarei agora 2 artigos para ajudar você, caso queira saber mais sobre Como Ter Uma Casa Financiada Pela Caixa e se aprofundar mais no assunto:

O Que é Necessário Para Financiar um Imóvel na Caixa

Como Visitar Apartamento Decorado Antes de Comprar?

Se ficou alguma dúvida ou se você tiver alguma sugestão para ajudar outras pessoas que estejam lendo, não deixe de comentar.

Tags: |

Sobre o Autor

Maria Araújo
Maria Araújo

Maria Araújo - Autora do Blog More Manaus, formada em Letras Português pela Universidade Estadual da Paraíba, Técnica em Transações Imobiliárias pelo SENAC. Atravessou o Brasil para realizar seus sonhos e agora quer ajudar você a conquistar os seus.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.