Como Funciona o Consórcio de Imóvel Caixa?

Aposto que você está pesquisando uma maneira de finalmente conquistar seu lar e da sua família e se deparou com termos como Consórcio ou Financiamento, certo? Neste artigo vou explicar direto ao ponto, como funciona o consórcio de imóvel caixa.

Preste muita atenção neste artigo, pois é algo importante para você e sua família, por ser um compromisso de no mínimo 10 anos, além de poder proporcionar um lar digno e que poderá ser seu de fato.

Vamos ao artigo!

Como funciona o consórcio imobiliário?

como-funciona-o-Consorcio-de-imovel-caixa

Para que você possa entender como funciona o consórcio de imóvel caixa, ou qualquer outro, basicamente ele funciona da seguinte forma, imagine que você quer comprar um imóvel mas não tem dinheiro para isso, e encontra outras pessoas que também estão na mesma situação.

Ai vocês decidem se juntar e fixar um valor para todos contribuírem, ao juntar o dinheiro de cada um, conseguem comprar pelo menos um imóvel por mês. Mas quem ficará com os imóveis?

Um sorteio é realizado mensalmente para que seja decidido quem ficará com o imóvel da vez, mesmo que você seja o primeiro, ainda deverá continuar contribuindo mensalmente até o período decidido em contrato.

Mais cedo ou mais tarde todos acabam conquistando seu imóvel.

Quem tem Nome Sujo pode fazer consórcio de imóvel caixa?

pessoa-lavando-as-maos

Qualquer tipo de financiamento ou crédito poderá ser restringido a uma pessoa que esteja inadimplente, sempre será uma dificuldade e não dá pra julgar as empresas por isto não é?! Pois elas tem receio de não receber o dinheiro emprestado.

Leia Também: Como Fazer Financiamento com Score Baixo

Mas é possível sim conseguir um consórcio, entretanto poderá ficar com o crédito bloqueado até que a análise de crédito seja aprovada e caso não pague as parcelas do consórcio em dia, poderá ficar impedido de participar das assembleias e sorteios.

O ideal mesmo é que você se organize financeiramente, para não ter problemas futuros. Mas faça uma verificação e veja se você está com o CPF Negativado, é muito simples e rápido.

Vantagens e Desvantagens do Consórcio de imóvel

homem-feliz-e-triste

Como todo tipo negócio, existem vantagens e desvantagens, cabe a você analisa-las e dizer se o Consórcio de imóvel caixa é viável ou não.

Vantagens

Não existe incidência de juros

Apesar de não haver incidência de juros, o participante do consórcio deverá pagar outras taxas como o Fundo de Reserva, Seguros, Taxas de Adesão e outras que variam de acordo com a empresa escolhida do consórcio. Mas no geral, o valor pode ficar mais ameno do que no financiamento.

Versatilidade do uso do crédito

Quando receber a carta de crédito, o investidor não precisa necessariamente adquirir o imóvel acordado no início do contrato, pode escolher outro de igual categoria.

Desvantagens

Investimento a longo prazo

É um investimento a longo prazo, tal como o financiamento, mas pode ser que demore muito para você ver o retorno do dinheiro investido, então se estiver com pressa, o Consórcio pode não ser a melhor escolha.

Investimento de risco alto

A inadimplência é um problema, pois mesmo que você pague tudo em dia, se alguns participantes não pagarem corretamente, todo o grupo é afetado. Podendo aumentar o custo mensal e em casos extremos, taxas de juros poderão ser incluídas.

Maior prazo para receber o imóvel

O participante pode demorar mais de 10 anos para conseguir o imóvel. Pois como depende de um sorteio, você pode tanto receber no começo, quanto receber ao final.

Consórcio ou Financiamento?

como-funciona-o-consorcio-de-imovel-caixa

O Consórcio de imóvel caixa é um meio viável para qualquer indivíduo conseguir seu bem. Mas é necessário estudar a fundo todos os prós e contras. Levar em consideração principalmente o tempo que poderá levar para que você consiga ser contemplado.

Já no Financiamento, você pode se mudar quase que imediatamente, questão de meses se o imóvel estiver pronto ou no máximo 2, 3 anos se estiver ainda na planta. As taxas de juros são maiores nessa modalidade e é necessário pagar uma entrada ou parcela-la.

A melhor escolha na minha opinião, entre essas duas opções, é o financiamento, levando em consideração principalmente o tempo que se leva para que você se mude para seu novo lar. Além disso, no Consórcio, você depende do grupo para que tudo corra bem, se você fizer sua parte e outros não, você se prejudica.

Leia Também: Minha Casa Minha Vida – Descubra a Surpreendente Verdade Que Nunca Contaram a Você.

Outro ponto importante é que no caso do Financiamento, você pode ter parcelas decrescentes, enquanto que no Consórcio elas tendem a subir já que o INCC reajusta seu valor anualmente (algumas usam o INPC).

Para adquirir seu imóvel, e fugir o máximo possível dos juros, taxas e tarifas, o melhor mesmo seria você pagar à vista ou poupar pelo menos 50% a 60% do valor total do imóvel para dar como entrada e assim diminuir o tempo para pagar o restante bem como as taxas de juros.

Conclusão

O Consórcio de imóvel caixa ou de qualquer outro banco é algo que necessita de paciência, sorte ou um certo poder aquisitivo, pois você pode fazer lances e aumentar suas chances de ser contemplado logo.

Espero que você tenha aprendido um pouquinho sobre como funciona o Consórcio, se quiser pode saber mais diretamente no site da Caixa. Não quis me aprofundar muito neste assunto, mas nos próximos artigos posso falar mais sobre isso caso você tenha gostado.

Então se gostou, comente aqui embaixo, se você tem alguma dúvida ou sugestão, estou por aqui.

Tags: | |

Sobre o Autor

Maria Araújo
Maria Araújo

Maria Araújo - Autora do Blog More Manaus, formada em Letras Português pela Universidade Estadual da Paraíba, Técnica em Transações Imobiliárias pelo SENAC. Atravessou o Brasil para realizar seus sonhos e agora quer ajudar você a conquistar os seus.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.