METAS SMART: O que são, o que significa e como usá-las

Você não consegue alcançar seus objetivos de vida? Se sente preso no mesmo lugar há anos? O problema pode não ser você! As Metas Smart podem resolver isso!

Acredite, procrastinar ou deixar as coisas para depois, não importa o que seja, é algo comum e afeta 99,71% das pessoas, em vários campos da vida, seja no pessoal ou profissional.

Você sabe o que é Metas Smart? Se sabe, você já está na metade do caminho para alcançar seus sonhos! Se não faz ideia do que seja, então você está no lugar certo. Todavia vou explicar para você parte por parte da Metodologia das Metas SMART e você será uma pessoa mais produtiva e feliz com suas conquistas.

O que é Metas SMART?

Metas SMART é uma metodologia bem interessante que visa facilitar a vida sobretudo das pessoas e empresas. Serve principalmente, para criar metas e objetivos, pessoais ou profissionais.

Ajuda você a maximizar as suas chances de alcança-las. Pois você terá a oportunidade de verificar e avaliar cada meta e se está tem os requisitos necessários para que se cumpra.

Explicando o passo a passo das METAS SMART

SMART é uma espécie de sigla em inglês, onde cada letra representa uma palavra que servirá de guia para quem deseja seguir a metodologia. A seguir, vou explicar o significado de cada uma das letras.

Specific // Específico

Quanto mais especifico você for na criação da meta, como resultado, maiores serão as chances de ela se cumprir.

Então, objetivos como, ser rico, vender mais, atrair mais clientes, ser mais produtivo… São muito vagos e sem uma definição.

Se minha meta é vender mais e eu vender 1 item a mais, então consegui cumprir? Ser especifico é a chave. Portanto, para facilitar, responda essas perguntas:

  • Por que você quer isso?
  • O que você quer alcançar?
  • Quando você pretende realizá-lo?
  • Quem está envolvido?
  • Onde esse objetivo vai levar o negócio depois de alcançar?

Measurable // Mensurável

Para que você consiga acompanhar a evolução e se você está no caminha certo, sua meta deve ser mensurável.

A meta de trabalhar mais, por exemplo é muito vaga em relação a de trabalhar 1hora a mais de segunda a quarta. Colocando em números, facilita para você saber se está no caminho certo ou longe dele.

Attainable // Atingível

Isso é um pouco obvio mas é preciso falar sobre. Sua meta deve ser algo atingível pelos recursos que você tem disponível.

Não adianta você definir que quer vender 500% a mais em 2 meses por exemplo. Acima de tudo, isso é possível nesse momento? Não adianta estabelecer metas que são impossíveis de se realizar.

Comece devagar e gradativamente vá aumentando conforme for alcançando-as.

Relevant // Relevante

Uma vez que a meta não seja relevante, não haverá motivação suficiente para alcança-la. Avalie se os objetivos são relevantes para suas necessidades, habilidades ou mesmo para seu negócio.

Time Based // Temporal

Estabelecer um prazo para que você cumpra suas metas e objetivos é uma das partes mais vitais das Metas Smart.

Dessa forma, quando você não determina uma data no calendário, você fica aberto para a procrastinação. As chances são grandes de você deixar algo para amanhã, já que não data definida, você pode cumprir em 1 dia, 1 mês ou mesmo em 1 ano.

Escolha uma data realista para que você trabalhe com base nela, e se force a cumprir tudo o que você determinou dentro daquele prazo.

Porque usar as metas SMART?

De fato, o principal motivo para se usar as Metas SMART é que elas proporcionam a você um esclarecimento das suas prioridades, concentram e direcionam você para o que é mais relevante.

Portanto, através dessa metodologia, você consegue administrar melhor o seu tempo e ser mais produtivo, sem dúvida. Permitindo a você finalmente alcançar o que você deseja, isto é, realizar seus sonhos.

Conclusão

Por fim, as Metas SMART são uma poderosa ferramenta a disposição de todos. Ainda que seja difícil no começo, experimente colocar tudo o que você aprendeu aqui em prática, você vai ver como as coisas serão diferentes e melhores.

Portanto, se algo não ficou muito claro para você, comente aqui embaixo e eu responderei você imediatamente.

Tags: | | | |

Sobre o Autor

Maria Araújo
Maria Araújo

Maria Araújo - Autora do Blog More Manaus, formada em Letras Português pela Universidade Estadual da Paraíba, Técnica em Transações Imobiliárias pelo SENAC. Atravessou o Brasil para realizar seus sonhos e agora quer ajudar você a conquistar os seus.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.