Para Financiar Um Imóvel Na Caixa o Que é Necessário?

Financiar um imóvel na Caixa pode parecer um pouco complicado… E realmente é. Mas se você entender um pouco do que explicarei aqui ficará tudo mais fácil.

Ao final darei uma dica para você “terceirizar” quase toda a parte burocrática da aquisição do seu imóvel, mas com toda a segurança ainda.

De quebra você economizará com certas documentações e sem dúvidas poupará tempo e, como sabemos, tempo é dinheiro. Vamos ao artigo e espero que goste.

Como funciona o financiamento de imóveis da Caixa

Antes de liberar o dinheiro para você, a caixa irá fazer uma minuciosa análise de crédito para comprovar que de fato você tem condições de pagar. Além disso verificam todo seu histórico de crédito, se você está negativo e quanto está seu score.

É importante ressaltar que no financiamento só é possível utilizar 30% da sua renda para o pagamento das parcelas do imóvel, ou seja, se você gostou de um imóvel e a parcela dele cobrir 31% da sua renda, o financiamento não será liberado.

É importante ao financiar um imóvel na caixa ou em qualquer outro banco, que você pesquise o imóvel em questão, se está de acordo com sua renda.

Caso eventualmente ultrapasse os 30% existem as seguintes opções: você escolhe outro imóvel ou aumenta sua renda.

Seja como for neste último ponto você pode aumentar sua renda conseguindo mais horas extras de trabalho, alguma outra fonte de renda a parte ou juntando renda com mais 2 pessoas. Neste caso as rendas se somariam e portanto seriam encaradas como uma só.

As etapas do financiamento de imóvel da Caixa

1. Simulador Caixa

Primeiramente você deve ir até o site da Caixa e realizar uma simulação gratuita, basta preencher seus dados e os do imóvel que você deseja.

Mas essa simulação não deve ser tomada como “verdade”, pois como é feita de forma automática, sem levar em consideração outros fatores, não é totalmente precisa.

Além disso em certo etapa você deve escolher qual tipo de financiamento deseja, neste ponto é interessante você pesquisar a opção ideal para o seu perfil falando com o gerente no banco ou fazendo uma pesquisa de cada uma das opções.

2. Cadastro e documentação para o financiamento habitacional Caixa

Se você gostou das condições apresentadas na simulação, dirija-se até um Banco da Caixa, levando os documentos necessários para o cadastro, se possuir FGTS, poderá utiliza-lo na aquisição do seu imóvel. O banco fará então a análise de crédito.

Como disse anteriormente, caso não tenha ficado boa a simulação somente na sua renda, busque somar renda com até 2 pessoas (máximo permitido). Opte por alguém próximo como pais, irmãos ou algum outro parente, mas é possível fazer com amigos, namorado(a), cônjuge.

3. Análise do crédito do financiamento de imóvel da Caixa

Após a entrega de toda a documentação, aguarde o retorno do banco com o resultado da sua análise. Geralmente pode demorar de 2 a 5 dias úteis. Se correr tudo bem, logo após será explicado todas as condições a você, como juros, entrada, parcelas, prazo e etc.

4. Avaliação do imóvel

Nesta etapa alguns engenheiros a serviço do banco avaliarão o imóvel escolhido por você. Também será feita a análise da documentação dos vendedores.

Esta etapa é necessária para o Banco se assegurar de que você está fazendo um bom negócio. O laudo dos engenheiros costuma sair em até 15 dias. Essa avaliação será custeada por você, mais à frente explico como evitar de pagar por isso.

5. Assinatura do contrato do financiamento habitacional Caixa

Após você passar por todas as etapas anteriores, enfim chegou a hora de assinar o contrato. Vendedor e comprador deverão comparecer em uma agência da caixa para assinar a documentação.

Após tudo assinado o comprador deve ir ao Cartório de Registro de Imóveis, o que terá um custo para você. Além disso ainda terá que arcar com os custos do ITBI que corresponde a 2% do valor do imóvel.

Se o financiamento de imóvel na caixa for reprovado, o que posso fazer?

Depende do motivo em questão. Se foi reprovado porque o imóvel não foi aprovado pelos engenheiros, você deve falar com o proprietário para que ele adeque o imóvel ou você pode procurar outro.

Entretanto, se a reprovação veio por você estar negativado, deve resolver suas pendências e após alguns dias depois de seu nome estar limpo, poderá tentar de novo.

Leia também: Consigo Financiar com Score Baixo?

Mas antes de tentar fazer todo esse processo, o ideal é verificar se o seu nome está negativado. A consulta é gratuita através do site Serasa Consumidor.

O Score também é muito importante, financiamento com Score baixo pode ser um pouco complicado.

Qual imóvel pode ser financiado pela Caixa?

A principio praticamente qualquer um, Imóveis novos e usados, sejam residenciais ou comerciais, lote urbanizado ou terreno. Também é possível financiar a construção do imóvel, bem como a reforma ou ampliação.

Qual a forma mais fácil de financiar um imóvel na caixa?

Você pode procurar uma construtora ou incorporadora e terá a opção de financiar um imóvel pronto ou na planta.

A grande vantagem nesse caso afinal, é que eles se encarregam de quase tudo para você, você terá somente o trabalho de levar a documentação e escolher um imóvel que eles apresentarão a você.

Você acaba economizando, além de outras coisas, no laudo de avaliação do engenheiro, pois a construtora arca com esse custo quando seleciona o banco que financia a obra.

Conclusão

Por fim, financiar um imóvel na caixa é uma das melhores soluções para conseguir seu imóvel se você não dispõe de muito dinheiro. Entretanto, é importante você saber que outros bancos também financiam imóveis. No entanto são poucos os que financiam 35 anos e com taxas de juros tão baixas.

Contudo, para tentar fugir um pouco de toda essa burocracia e para poupar seu tempo, procure uma construtora ou incorporadora. Pois um corretor de imóveis irá atender você e explicar tudo direitinho, além de cuidar de toda a parte técnica para você.

Espero que tenha gostado deste artigo, se faltou alguma coisa comente aqui embaixo, responderei a todos.

Tags: | | |

Sobre o Autor

Maria Araújo
Maria Araújo

Maria Araújo - Autora do Blog More Manaus, formada em Letras Português pela Universidade Estadual da Paraíba, Técnica em Transações Imobiliárias pelo SENAC. Atravessou o Brasil para realizar seus sonhos e agora quer ajudar você a conquistar os seus.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.