A Caixa Não Aprovou Meu Financiamento e Agora?

Conquistar a casa própria é o sonho da grande maioria da população, mas muitos pessoas batem de frente com um problema, o banco e, no pior cenário possível você não é aprovado, então você se pergunta, a caixa não aprovou meu financiamento e agora?

Deixo pra lá e me contento com o aluguel ou morar de favor? Nada disso! Descubra primeiramente porque seu financiamento não foi aprovado. Sei que pode parecer difícil, até porque não falam pra você o motivo. Se você tentou e foi reprovado, sabe disso.

Mas vou mostrar neste artigo os principais motivos do porque a Caixa não aprovou seu financiamento e a como você pode resolver essas pendências caso tenha. É importante que você verifique cada tópico abaixo, para descobrir qual deles levou você a ter o financiamento negado.

A Caixa Não Aprovou: Porque Seu Nome Está Sujo

Se você foi direto com uma imobiliária ou incorporadora, o correto é que elas façam essa verificação para você, antes de tentar um financiamento. Pelo menos as que trabalham de forma correta, pensando no cliente antes da venda, fazem, sem dúvidas.

Mas caso você não tenha feito, ou você queira fazer sozinho diretamente com a Caixa, isso é um motivo muito comum para a não aprovação do financiamento.

E tem lógica certo? Se você está com o nome sujo com uma dívida qualquer, imagina com uma dívida que pode levar de 10 a 35 anos para ser paga.

Faça essa verificação, mesmo que você acredite que tem o nome limpo, nunca se sabe. Se você for daqui de Manaus, a chance é grande de ter dívidas na Bemol (rsrs). O processo para saber se você tem o nome sujo e onde, é simples, rápido e gratuito.

Escrevi um artigo com todo o passo a passo para você descobrir agora se o seu nome está sujo ou não, pare um pouco para fazer essa verificação e depois volte aqui para ver os outros tópicos.

>> Como Fazer Consulta Grátis no Serasa? <<

A Caixa Não Aprovou: Porque seu Score Está Baixo

Já viu se está com o nome sujo? Se você está negativado, a solução é procurar cada lugar em que você deve e regularizar suas dívidas. Mas e se seu nome não está no Serasa, por que a Caixa não aprovou? Existe outra coisa que está atrelada ao seu CPF e ao Serasa, que se chama SCORE.

Já ouviu falar? É a pontuação de crédito que todo cidadão com CPF tem. E ele determina quais as chances de você pagar suas contas em dia. É uma pontuação que vai de 0 a 1000 e quanto maior o número, mais chances você tem de pagar suas contas no tempo certo.

E a Caixa leva isso em consideração. Trocando em miúdos, isso significa o seguinte: Mesmo que você tenha o nome limpo, se o seu SCORE for baixo, a Caixa irá negar o financiamento para você.

Para saber a sua pontuação, é o mesmo processo para consultar as suas dívidas, no site da SERASA, procure por SERASA SCORE. Se estiver abaixo de 500 é um valor baixo. O ideal mesmo é estar maior que 600 para que seja aprovado sem problemas.

Confere lá quanto está seu SCORE e depois volta aqui.

Já? Ótimo. Você está com menos de 500? Calma que tem solução. Existem inúmeras técnicas para aumentar seu score de forma orgânica e sem ter que fazer nada ilegal, aliás, jamais busque esses métodos de grupos de Facebook, pois são bandidos querendo roubar seu dinheiro.

Para aumentar você mesmo seu score, veja aqui o Manual para Aumentar seu Score, de forma honesta e sem riscos.

Leia Também: Como Conseguir Financiamento Com SCORE Baixo

A Caixa Não Aprovou: Porque Você Não Comprovou Renda

Um grande problema, principalmente para quem trabalha de forma autônoma, mas que é facilmente resolvida. Apesar de que poucos corretores e agentes bancários informam.

Bom, se você trabalha de carteira assinada ou é concursado, é fácil comprovar renda, basta levar seus últimos contracheques e pronto. Mas se você é autônomo e não tem como comprovar renda, não desanime, existe uma solução, demorada, mas simples e fácil.

Primeiro abra uma conta na caixa, se não for possível abrir uma conta corrente, abra uma poupança. Segundo, faça depósitos mensais por pelo menos 6 meses. O valor a ser depositado de preferência deve ser proporcional ao seu salário.

Pegue os extratos dos últimos 6 meses de depósitos e pronto. Você já tem comprovação da sua renda!

A Caixa Não Aprovou: Porque Você tem Problemas com a Receita Federal

Muitas pessoas não sabem que precisam declarar imposto de renda e, nem mesmo sabem o que é isso. É normal não saber, pois eu mesmo não conheço muitas pessoas que declaram e nem todos falam disso certo?

Fora que muitas vezes você nem precisou declarar e foi subindo seu salário e você nem se deu conta disso.

Mas a declaração de imposto de renda só é obrigatória de acordo com determinada faixa salarial. Caso o seu salário seja alto o suficiente e você nunca declarou imposto de renda, pode ser esse o motivo que levou a Caixa a não aprovar seu Financiamento.

Para Consultar a quantas anda sua situação com a Receita Federal, acesse o site deles e verifique a Situação Cadastral no CPF, é fácil e rápido. Você só precisa do seu CPF e data de nascimento.

Conheça o Programa Minha Casa, Minha Vida

a-caixa-nao-aprovou

Antes de tudo, é importante que você pesquise a imobiliária ou incorporadora onde irá adquirir seu imóvel. Você também tem a opção de buscar seu financiamento diretamente com a Caixa.

Mas recomendo que vá a uma imobiliária ou incorporadora. Pois um Corretor de Imóveis irá correr atrás de boa parte da burocracia para você e geralmente você não tem que pagar nada.

Por isso pesquise, pesquise e pesquise! O correto é você fazer primeiro a verificação do CPF e análise de crédito antes de assinar qualquer coisa ou pagar algo. Nunca pague sem ter certeza de que está tudo ok. Uma imobiliária decente e honesta funciona dessa forma. Verifica tudo, antes de pedir que você assine algo.

Se alguém disser para você pagar algo como o Ato ou algum tipo de valor antes da análise de crédito, corra o mais rápido que puder.

RECOMENDO que você conheça mais sobre o Minha Casa Minha Vida, pois o financiamento por ele tem taxas de juros mais baixas. E você pode financiar qualquer imóvel através desse Programa Federal, até mesmo apartamentos em condomínio fechado.

E além das taxas de juros serem menores, dependendo da sua renda você ainda pode ganhar um Subsídio para ajudar a pagar a entrada do imóvel.

Conclusão

Por fim, espero que você tenha conseguido descobrir porque a Caixa não aprovou seu financiamento e agora, saiba o que tem que fazer. Pois o importante é não desistir de conquistar o seu lar e da sua família.

Portanto, se estiver com alguma dúvida sobre Financiamento, Como sair do Aluguel ou mesmo outras modalidades de compra como o Consórcio, dá uma olhadinha nos artigos aqui do blog, tenho certeza que vai te ajudar muito!

Agora deixarei um artigo que irá ajudar muito você, pois ensina Como Comprar Apartamento Minha Casa Minha Vida em 7 dias. Escrevi este artigo após ajudar algumas pessoas a comprarem neste tempo. Saiba que é possível se você souber todo o caminho, o passo a passo até a aquisição do seu imóvel.

Se tem alguma dúvida ou crítica, comente aqui embaixo. Compartilhe este artigo com quem precisa!

Leia Também: Como Visitar Apartamento Decorado Antes de Comprar

Tags: |

Sobre o Autor

Maria Araújo
Maria Araújo

Maria Araújo - Autora do Blog More Manaus, formada em Letras Português pela Universidade Estadual da Paraíba, Técnica em Transações Imobiliárias pelo SENAC. Atravessou o Brasil para realizar seus sonhos e agora quer ajudar você a conquistar os seus.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.