SPC e SERASA: Como fazer Consulta Grátis

Mais de 62 milhões de pessoas estão negativadas no Brasil e seus nomes constam no SPC e SERASA, muitas delas não fazem ideia disso. Muitas vezes somos negativados mesmo sem nunca termos comprado nada.

Minha sogra, por exemplo, tirou um cartão de crédito de uma loja e achou que quebrando o cartão cancelava ele. Três anos depois, descobriu que estava devendo R$600 nesse cartão por conta de taxas, anuidade e juros em cima de juros. Ela estava no SPC e Serasa e não sabia.

Se você quer saber se está negativado, veio ao lugar certo. Vou mostrar como consultar cpf grátis e descobrir de uma vez por todas se você está com o cpf sujo ou não.

SPC ou SERASA?

Antes de tudo, deixe eu explicar a diferença entre esses dois termos, para você não ficar com dúvidas depois.

Tanto o SPC quanto a Serasa basicamente tem a mesma função sem dúvida, que é a de informar quem está com o nome sujo e dar informações para as empresas que querem conceder empréstimos ou vender a prazo.

O SPC é patrocinado pela Câmara de Dirigentes Lojistas e a Serasa foi criada em uma parceria da Associação de Bancos do Estado de São Paulo (Assobesp) com a Federação Brasileira das Associações de Bancos (Febraban), hoje pertence a uma empresa irlandesa.

Existem outras empresas além dessas duas, mas se você estiver negativado, seu nome irá aparecer em todas, e ao sair, sua dívida sumirá de todas também.

Consultar CPF grátis

Para consultar SPC e Serasa grátis basta ir pessoalmente a alguma agência delas na sua cidade. No entanto, eles não possuem agências em todas cidades do Brasil.

Para consultas online, algumas empresas como o SPC cobram um valor. Mas você consegue consultar gratuitamente seu CPF no site da Serasa.

Não apenas é um procedimento simples e rápido, como também você consegue consultar seu SCORE (pontuação individual que mede seu nível como bom pagador).

Passo a Passo para Consulta Serasa

1 – Primeiramente acesse o site da Serasa Consumidor.

consulta-serasa

2 – No canto superior direito, clique em “O que você precisa?” e selecione “Consultar meu CPF”.

consultar-cpf-gratis

3 – Na opção “Via Internet”, clique em “Consulte agora seu CPF”.

consulta-spc-gratis-pelo-celular

4 – Preencha os dados que serão exigidos: CPF, Nome Completo, Data de Nascimento, E-mail e uma Senha para quando quiser acessar novamente o site da Serasa, depois clique no quadrado de “Declaro que li e aceito os Termos”, e confirme tudo clicando no botão: CRIAR CONTA GRÁTIS.

serasa

5- Agora você deve confirmar seu cadastro, por e-mail ou celular. Se optar pelo celular, deverá clicar na opção celular e digitar seu número com o DDD.

serasa

6 – Optar pelo e-mail é uma opção melhor, pois eles costumam mandar propaganda, e é possível que mandem pra seu número. Caso mandem por e-mail, basta mandar para SPAM ou cancelar o recebimento.

Você receberá sua confirmação por e-mail, caso tenha selecionado essa opção. Clique em “Confirmar cadastro”.

spc

7 – Você será redirecionado para o site. Clique em “NAVEGAR NO SERASA CONSUMIDOR”

consulta-grátis

8 – Em seguida você será levado para a tela inicial da sua conta na Serasa, do lado direito irá aparecer seu Score (um número bom é acima de 400 pontos).

Se tiver Pendências (dívidas ou nome sujo), logo de cara irá aparecer como no exemplo abaixo. Caso você não tenha irá aparecer “0 pendência” (zero) e um texto grande escrito: “Você não possui pendências”.

Se você tiver, clique em “ 1 pendência ” o número representa quantas empresas você tem dívida, então pode ser que apareça outros números para você.

SCORE-SERASA

9 – Após clicar, todas as pendências irão aparecer.

como-saber-se-estou-negativado

Conclusão

E aí, afinal, você está com alguma dívida? Não se preocupe, poupar dinheiro para sair da inadimplência pode ser mais fácil do que imagina. Escrevi um artigo que pode ajudar você, veja ele aqui e depois me diga como foi sua experiência.

No entanto caso não tenha conseguido, por algum motivo, consultar o seu CPF, comente aqui embaixo, ajudarei você.

Tags: | | |

Sobre o Autor

Maria Araújo
Maria Araújo

Maria Araújo - Autora do Blog More Manaus, formada em Letras Português pela Universidade Estadual da Paraíba, Técnica em Transações Imobiliárias pelo SENAC. Atravessou o Brasil para realizar seus sonhos e agora quer ajudar você a conquistar os seus.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.