Mesario Ganha Dinheiro? Vantagens e Desvantagens

A cada eleição, uma grande proporção de eleitores brasileiros se oferece para ser mesário – enquanto outra é chamada para trabalhar pelo tribunal eleitoral no dia da eleição. E como é um trabalho um pouco tedioso, equivalente a um turno de 8 horas, surge a pergunta: mesario ganha dinheiro?

Indo direto ao ponto da questão deste artigo sobre se mesario ganha dinheiro, a resposta é não. Oficialmente, não há indenização de qualquer espécie para quem trabalha como mesário, sejam eles voluntários ou convocados pelo TRE em seu estado.

No entanto, exitem muitos benefícios que podem ser interessantes para algumas pessoas. Vamos conferir quais são?

Mesário Ganha Dinheiro?

Como falei anteriormente, mesario não ganha dinheiro, no entanto, existem alguns benefícios que podem ser muito vantajosos para algumas pessoas.

Mas, antes de tudo, você sabe o que é um mesário?

Oportunidade: 27 Ideias de Renda Extra

Ele tem a tarefa de montar as assembleias de voto no dia da eleição. Visando estimular a participação popular no processo eleitoral, o judiciário eleitoral utiliza cidadãos intimados e voluntários para auxiliar e fiscalizar os trabalhos. Os oficiais de votação realizam todos os procedimentos na seção de voto para receber e orientar os eleitores no dia da eleição.

Vamos conferir então, quais as vantagens e desvantagens de ser um mesário.

Vantagens

É comum que quem trabalha no dia da eleição receba um auxílio-alimentação. O valor varia porque não é definido por nenhuma regra específica. Em média, fica em torno de R$ 20 e R$ 45 na primeira e segunda rodadas.

Outros benefícios que o mesário tem são:

  • 2 (dois) dias de folga para cada dia de eleição;
  • 2 (dois) dias de folga para cada dia de treinamento oferecido pelo Juiz Eleitoral;
  • Ajuda alimentar;
  • Preferência no desempate de concursos públicos;
  • Certificado de Realização em Justiça Eleitoral.

As folgas só poderão ser gozadas durante o período em que o voluntário estiver a trabalhar na empresa se tiver prestado o serviço no dia da eleição.

Se você mudou de empresa no período pós-eleitoral e não aproveitou os dias de folga, o titular perde esse direito.

Outro ponto a ser observado, é que cada Estado ainda fornece benefícios únicos e para saber quais são, é necessário conferir o site do TSE da sua região.

Aproveite: 10 Instituições que oferecem Cursos + Certificado Grátis

Desvantagens

A única desvantagem, além da que descobrimos sobre se mesario ganha dinheiro (não ganha), é a de ter que realizar um trabalho repetitivo e massante por muitas horas. Você vai ter que trabalhar nas eleições e acordar mais cedo que qualquer eleitor e continuará suas funções mesmo após o da votação.

A função de mesário exige em torno de 4 dias, pois são 2 para o curso e 2 para o exercício da função.

Qualquer pessoa pode ser mesário?

Todas as pessoas maiores de 18 anos que estejam em dia com o tribunal eleitoral são aptas para serem mesárias. No entanto, nem todos podem.

O que impede uma pessa de ser Mesário?

  • Os candidatos e seus familiares, inclusive os consanguíneos, até e inclusive o segundo grau, bem como o cônjuge;
  • Membros dos diretórios partidários, caso exerçam função executiva;
  • Agências policiais e agentes e oficiais em cargos de confiança do poder executivo;
  • Os que pertençam ao serviço eleitoral;
  • Eleitores menores de 18 anos;
  • Titular dos cargos de Agente de Segurança Penitenciária, Supervisor de Escolta e Correcional e Guarda Civil Municipal, também em caráter voluntário (conforme Circular TRE/SP nº 3.825/10).

Como e Quando posso me inscrever?

Segundo a magistratura eleitoral, não há prazo para se candidatar ao cargo de mesário voluntário para as eleições. Isso porque em caso de desistência de candidatos, o banco voluntário deve estar completo para suprir as necessidades.

Para se inscrever, basta preencher um formulário junto ao TRE do seu estado e fornecer as informações completas. O pedido é analisado. Se for aceito, será colocado na lista de voluntários e, se for o caso, nomeado para a mesa eleitoral.

Mas aqui Vale um Alerta se você for Convocado e não Voluntário

Se decidir não trabalhar no dia da eleição, deverá apresentar uma justificação válida ao juiz eleitoral no prazo de 30 dias a contar da data da eleição. O descumprimento acarretará multa de acordo com a GRU.

Se o funcionário inadimplente for funcionário público ou do governo local, a penalidade será de suspensão de até 15 dias.

Leia: Máquinas para Ganhar Dinheiro

Todas as penalidades serão em dobro se o processo eleitoral deixar de funcionar por culpa dos ausentes, bem como do membro que se ausentar do trabalho durante a votação e não fornecer ao juiz uma razão em até três dias do fato.

Conclusão

Por fim, espero que você tenha ficado claro para você se Mesario Ganha Dinheiro. Agora sabemos que não ganha, mas que tem muitos benefícios que podem ser vantajosos para você.

Lembre-se que se você for convocado, é “obrigado” a ir ou então, deverá prestar contas sobre isso e justificar sua ausência.

Se gostou deste artigo e se te ajudamos de alguma forma, peço que compartilhe este artigo no seu facebook, isso ajuda muito a gente.

Sobre o Autor

Maria Araújo
Maria Araújo

Maria Araújo - Autora do Blog More Manaus, formada em Letras Português pela Universidade Estadual da Paraíba, Técnica em Transações Imobiliárias pelo SENAC. Atravessou o Brasil para realizar seus sonhos e agora quer ajudar você a conquistar os seus.

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.