Consórcio de Imóvel Vale a Pena? 3 Verdades Que Ninguém te Conta.

Você deve estar se perguntando neste momento se Consórcio de imóvel vale a pena, certo? Por conta disso, separei somente 3 tópicos sobre o assunto para você que está em dúvida se faz Consórcio ou outra escolhe outra modalidade para adquirir seu imóvel.

Espero dessa forma, que este artigo ajude você a conhecer um pouco mais sobre Consórcio de imóvel e desmistifique algumas coisas que os bancos utilizam nas suas propagandas. Vamos ao artigo.

Consórcio de Imóvel Não é Investimento

Por ser um negócio em que não ocorre juros, muitos “vendedores” tendem a dizer para seus clientes, que Consórcio é um investimento, “tipo poupança”. Mas pensem comigo, que investimento se faz, onde você põe dinheiro e saca menos do que depositou? Isso não existe.

Leia Também: Tire Agora: Cartão de Crédito sem Anuidade e Sem Taxas

Apesar de não haver juros, existem muitas taxas, seguros, fundos de reserva, que tiram uma porcentagem alta. Além disso o valor das parcelas é constantemente corrigido pelo INCC (Índice Nacional da Construção Civil).

Assim sendo, se você começa com parcelas de 1000 reais ao mês, muito provavelmente terminará pagando parcelas de 1900 reais ao final do Consórcio de imóvel.

Sustentar a Ilusão de que Será Sorteado Rapidamente

Você ouviu falar de um amigo que alguém fez Consórcio de imóvel e que foi sorteado em 6 meses. Ai pensou: “Nossa, então vou fazer, se é tão fácil conseguir logo uma casa. Não aguento mais jogar meu dinheiro fora em aluguel.”

Ai você vai e faz um Consórcio de imóvel de cerca de 15 anos, passa o tempo e você acaba sendo sorteado em 12 anos. Valeria a pena? 12 anos pagando aluguel junto das parcelas do Consórcio. E o último a ser sorteado, valerá a pena para ele?

Neste quesito, mesmo pagando juros, o financiamento acaba sendo mais vantajoso, pois você recebe o imóvel na hora e, se optar por um ainda na planta, recebe em 1 a 3 anos no máximo e sem sorteio!

O mais chato é o seguinte, imagine que seu Consórcio foi para um imóvel de 40 mil reais, você é sorteado no primeiro mês e paga parcelas de 800 reais, o que pra você valeu muito a pena certo?

Mas se o imóvel valorizar, você terá que pagar valores a mais nas parcelas para uma carta de crédito de 45 mil, 50 mil reais ou mais, dependendo do aumento que o imóvel teve.

Leia Também: Vale a Pena Investir em Imóveis?

Entretanto mesmo que você passe a pagar 1000 ou 1500 reais por mês, não receberá a diferença ao final do Consórcio.

Inadimplência no Consórcio de Imóvel

Ao entrar em um Consórcio você perde a individualidade do seu dinheiro, pois o dinheiro de todos é reunido, assim sendo, se um atrasar o pagamento, todos serão culpados.

Chega ao ponto de que se houver muita inadimplência o grupo terá que custear o valor pendente, através de juros que poderão ser aplicados.

Portanto, se for fazer um Consórcio pesquise bem a administradora e leia o contrato todo, antes de assinar.

Conclusão

Concluindo, quero dizer, que não usei de matemática, valores atualizados e taxas atuais, pois o ponto do artigo era explicar de forma geral cada ponto citado sobre o Consórcio de Imóveis. Para que de forma simplificada, ficasse claro estas desvantagens do Consórcio.

Contudo, de forma alguma estou desmerecendo esta prática que muitas pessoas podem ter participado. Meu objetivo foi deixar estes pontos claros para quem não conhece nada sobre Consórcio de Imóvel.

Se você tiver algo a acrescentar neste artigo ou mesmo dúvidas, por favor comente abaixo. Ajude outras pessoas que queiram saber mais sobre este assunto.

Por fim, quero deixar aqui o Site da Caixa Consórcio de Imóvel para quem quiser se informar diretamente com eles.

Tags: | |

Sobre o Autor

Maria Araújo
Maria Araújo

Maria Araújo - Autora do Blog More Manaus, formada em Letras Português pela Universidade Estadual da Paraíba, Técnica em Transações Imobiliárias pelo SENAC. Atravessou o Brasil para realizar seus sonhos e agora quer ajudar você a conquistar os seus.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.