Para Financiar Um Imóvel Na Caixa o Que é Necessário?
Financiar um imóvel na Caixa pode parecer um pouco complicado… E realmente é. Mas se você entender um pouco do que explicarei aqui ficará tudo mais fácil.
Ao final darei uma dica para você “terceirizar” quase toda a parte burocrática da aquisição do seu imóvel, mas com toda a segurança ainda.
De quebra você economizará com certas documentações e sem dúvidas poupará tempo e, como sabemos, tempo é dinheiro. Vamos ao artigo e espero que goste.
Como funciona: Financiar um Imóvel na Caixa
Antes de liberar o dinheiro para você financiar um imóvel na caixa, o banco irá fazer uma minuciosa análise de crédito para comprovar que de fato você tem condições de pagar. Além disso verificam todo seu histórico de crédito, se você está negativo e quanto está seu score.
É importante ressaltar que no financiamento só é possível utilizar 30% da sua renda para o pagamento das parcelas do imóvel, ou seja, se você gostou de um imóvel e a parcela dele cobrir 31% da sua renda, o financiamento não será liberado.
Ao financiar um imóvel na caixa ou em qualquer outro banco, que você pesquise o imóvel em questão, se está de acordo com sua renda.
Caso eventualmente ultrapasse os 30% existem as seguintes opções: você escolhe outro imóvel ou aumenta sua renda.
Seja como for neste último ponto você pode aumentar sua renda conseguindo mais horas extras de trabalho, alguma outra fonte de renda a parte ou juntando renda com mais 2 pessoas. Neste caso as rendas se somariam e portanto seriam encaradas como uma só.
As etapas para Financiar um imóvel na Caixa
1. Simulador Caixa
Primeiramente você deve ir até o site da Caixa e realizar uma simulação gratuita se quiser financiar um imóvel na caixa, basta preencher seus dados e os do imóvel que você deseja.
Mas essa simulação não deve ser tomada como “verdade”, pois como é feita de forma automática, sem levar em consideração outros fatores, não é totalmente precisa.
Além disso em certo etapa você deve escolher qual tipo de financiamento deseja, neste ponto é interessante você pesquisar a opção ideal para o seu perfil falando com o gerente no banco ou fazendo uma pesquisa de cada uma das opções.
2. Cadastro e documentação para o financiamento habitacional Caixa
Se você gostou das condições apresentadas na simulação, dirija-se até um Banco da Caixa, levando os documentos necessários para o cadastro, se possuir FGTS, poderá utiliza-lo na aquisição do seu imóvel. O banco fará então a análise de crédito.
Como disse anteriormente, caso não tenha ficado boa a simulação somente na sua renda, busque somar renda com até 2 pessoas (máximo permitido). Opte por alguém próximo como pais, irmãos ou algum outro parente, mas é possível fazer com amigos, namorado(a), cônjuge.
3. Análise do crédito do financiamento de imóvel da Caixa
Após a entrega de toda a documentação, aguarde o retorno do banco com o resultado da sua análise. Geralmente pode demorar de 2 a 5 dias úteis. Se correr tudo bem, logo após será explicado todas as condições a você, como juros, entrada, parcelas, prazo e etc.
4. Avaliação do imóvel
Nesta etapa alguns engenheiros a serviço do banco avaliarão o imóvel escolhido por você. Também será feita a análise da documentação dos vendedores.
Esta etapa é necessária para o Banco se assegurar de que você está fazendo um bom negócio. O laudo dos engenheiros costuma sair em até 15 dias. Essa avaliação será custeada por você, mais à frente explico como evitar de pagar por isso.
5. Assinatura do contrato do financiamento habitacional Caixa
Após você passar por todas as etapas anteriores, enfim chegou a hora de assinar o contrato. Vendedor e comprador deverão comparecer em uma agência da caixa para assinar a documentação.
Após tudo assinado o comprador deve ir ao Cartório de Registro de Imóveis, o que terá um custo para você. Além disso ainda terá que arcar com os custos do ITBI que corresponde a 2% do valor do imóvel.
Financiar um Imóvel na Caixa: Se for reprovado, o que posso fazer?
Depende do motivo em questão. Se foi reprovado porque o imóvel não foi aprovado pelos engenheiros, você deve falar com o proprietário para que ele adeque o imóvel ou você pode procurar outro.
Entretanto, se a reprovação veio por você estar negativado, deve resolver suas pendências e após alguns dias depois de seu nome estar limpo, poderá tentar de novo.
Leia também: Consigo Financiar com Score Baixo?
Mas antes de tentar fazer todo esse processo, o ideal é verificar se o seu nome está negativado. A consulta é gratuita através do site Serasa Consumidor.
O Score também é muito importante, financiamento com Score baixo pode ser um pouco complicado.
Qual imóvel pode ser financiado pela Caixa?
A principio praticamente qualquer um, Imóveis novos e usados, sejam residenciais ou comerciais, lote urbanizado ou terreno. Também é possível financiar a construção do imóvel, bem como a reforma ou ampliação.
Qual a forma mais fácil de financiar um imóvel na caixa?
Você pode procurar uma construtora ou incorporadora e terá a opção de financiar um imóvel na caixa, pronto ou na planta.
A grande vantagem nesse caso afinal, é que eles se encarregam de quase tudo para você, você terá somente o trabalho de levar a documentação e escolher um imóvel que eles apresentarão a você.
Você acaba economizando, além de outras coisas, no laudo de avaliação do engenheiro, pois a construtora arca com esse custo quando seleciona o banco que financia a obra.
Conclusão
Por fim, financiar um imóvel na caixa é uma das melhores soluções para conseguir seu imóvel se você não dispõe de muito dinheiro. Entretanto, é importante você saber que outros bancos também financiam imóveis. No entanto são poucos os que financiam 35 anos e com taxas de juros tão baixas.
Contudo, para tentar fugir um pouco de toda essa burocracia e para poupar seu tempo, procure uma construtora ou incorporadora. Pois um corretor de imóveis irá atender você e explicar tudo direitinho, além de cuidar de toda a parte técnica para você.
Espero que tenha gostado deste artigo sobre financiar um imóvel na caixa, se faltou alguma coisa comente aqui embaixo, responderei a todos.