É Melhor Procurar Apartamento Para Alugar ou Financiar: Descubra Agora

Grande dúvida, principalmente para quem está saindo da casa dos pais. Afinal, é melhor procurar apartamento para alugar ou financiar um? Você se depara com essa busca, por casa, apê, república, morar com amigos. Contudo, a decisão nem sempre é fácil.

A resposta pode variar, mas tenho uma certeza em relação a esse assunto. E talvez vocês concordem ou não comigo no decorrer deste artigo.

Mas se você chegou até aqui, acredito que esteja com dúvidas certo? Vamos ao artigo e veja se o ponto de vista aqui é certo pra você.

Vantagens e Desvantagens de Financiar um Apartamento

Vantagens

Criação de Patrimônio

Eventualmente, ao iniciar um financiamento, você estará investindo em algo seu, passará a ter um imóvel no seu nome. Não é desperdício ou jogar dinheiro fora, é um valor que volta para seu bolso.

Seguro

Antes de iniciar um financiamento, atente-se para as cláusulas do seguro. Pois possui vários benefícios, onde citarei dois (que podem variar dependendo da instituição, cidade e outras condições).

Caso você fique desempregado, o financiamento será congelado e você não precisará pagar por 6 meses mais ou menos. E em caso de falência, o imóvel será 100% quitado, dando assim, mais segurança para sua família.

FGTS

Poucas pessoas sabem, mas o FGTS parado ali é praticamente um desperdício de dinheiro, pois o rendimento fica no nível da poupança ou menos. Mas o trabalhador não tem acesso direto a todo o saldo disponível do FGTS.

Leia Também: 5 Vantagens de se morar em um Condomínio Fechado

Dessa forma, é interessante você utiliza-lo para quitar ou amenizar a entrada do seu imóvel. Além disso a cada 2 anos você pode usar o FGTS para diminuir as parcelas mensais do financiamento ou para quitar as últimas parcelas, fazendo com que você termine o financiamento antes do previsto.

Pagamento Fixo das Mensalidades

Ao assinar o contrato de financiamento, você tem acesso ao valor das prestações ao longo do tempo. Essas prestações dependendo da modalidade escolhida, podem ser constantes ou diminuir ao longo do tempo. Diferentemente do aluguel, onde a tendência é aumentar anualmente.

Se quiser conferir mais vantagens de se financiar um apartamento, confira no blog Como Comprar um Apartamento.

Desvantagens

Burocracia

É fato que ao procurar apartamento para alugar ou financiar pensamos logo na burocracia, que sem dúvidas, confunde a cabeça de muitas pessoas. São documentações e mais documentações, que devem ser levadas a imobiliária e depois novamente ao banco.

Mas esse processo pode ser facilitado com um preparo prévio e um bom corretor de imóveis.

Divida longa

Você tem que estar ciente de que ficará com uma dívida de longo prazo atrelada ao seu salário, que gira em torno de 30% do mesmo (no máximo). É um dinheiro que pode fazer falta se você não estiver preparado financeira e psicologicamente, por exemplo.

Desvalorização do imóvel

É muito importante que você faça uma extensa pesquisa prévia, antes de financiar um apartamento, principalmente se estiver na planta.

Primeiramente pesquise o bairro, a construtora ou imobiliária, veja se tem comércios, escolas, hospitais, se é um local se seguro e se está em crescimento ou modernização.

Tudo deve ser levado em consideração. Pois você não quer pagar um valor por um imóvel e mais tarde descobrir que ele não vale aquilo que você pagou.

A possibilidade existe, mas pode ser atenuada com uma pesquisa simples.

Vantagens e Desvantagens de Alugar um Apartamento

Vantagens

Sem Compromisso

No caso, “sem compromisso” cabem aspas. Pois exceto quando o contrato de aluguel é feito verbalmente, você assinará um contrato que varia de 1 a 12 meses geralmente.

Mas após o fim do contrato você tem total liberdade para renovar ou simplesmente se mudar caso seja do seu interesse. E você não terá custos com isso. Ao procurar apartamento para alugar ou financiar, saiba que está é a principal diferenças entre as opções.

Sem Custos Com Manutenção

O responsável do imóvel é que geralmente arca com os custos de manutenção do mesmo (salvo algum adendo que esteja estipulado em contrato), dessa forma você acaba economizando muito, já que não precisará gastar com reformas e melhorias.

Investimento Menor

A curto prazo é a solução mais rápida e simples de moradia. Você não precisa de dinheiro para a Entrada ou enfrentar muita burocracia para morar alugado.

Desvantagens

Possibilidade de Despejo

Após o fim do contrato, é possível que você queira renovar e o proprietário não. Ou mesmo perto do fim do contrato ele queira vender o imóvel. Nesse caso, gera 2 transtornos.

Primeiro que os possíveis novos proprietários, vão querer conhecer o imóvel e você terá que abrir a porta para estranhos. Segundo que muitas vezes você gostou do local e do locador do imóvel, mas terá que procurar outro lugar para se mudar.

Leia Também: A Surpreendente Verdade Que Nunca Contaram a Você Sobre o Minha Casa Minha Vida.

E para quem mora de aluguel sabe como isso é complicado, você tem que achar um lugar com preço em conta, com um proprietário gente boa (e nem sempre é possível), acessível para você e/ou filhos em relação à escola e trabalho.

Fora o processo de mudança que é algo muito chato e que toma muito tempo.

Aluguel varia todo ano

Um dos grandes problemas sem dúvidas, é o aumento anual do aluguel. Que muitas vezes obriga as pessoas a abandonarem o imóvel pois fica muito acima do orçamento.

Diferentemente do financiamento que visa ocupar 30% no máximo de sua renda mensal. O aluguel não leva sua renda em consideração, infelizmente.

Raramente você pode fazer alterações no imóvel

Coloquei aqui raramente pois alguns proprietários são mais tranquilos e maleáveis em relação a isso. Mas a grande maioria não permite nenhuma alteração no imóvel, mesmo que seja uma melhoria.

Locador complicado

O locador do imóvel não pode ficar importunando e aparecendo toda hora, mas isso acontece com frequência em muitos lugares. Além disso eles dificilmente creditam o mesmo nível de importância que você em algo que precise de manutenção no imóvel.

Com isso, muitas vezes o problema pode demorar a ser resolvido principalmente se o mesmo se mostrar inflexível quanto as suas opiniões.

Conclusão

Em resumo, ao procurar apartamento para alugar ou financiar você deve levar em consideração sua renda mensal, os custos de aluguel e financiamento na sua região e ver qual se encaixa melhor no momento para você.

Lembrando que você pode ir a qualquer imobiliária da sua região e fazer uma análise de crédito e ver como ficam as parcelas de um imóvel do seu interesse, isso não tem custo algum para você, e dependendo da sua renda você tem direito ao subsidio do Minha Casa Minha Vida que pode chegar a R$47.500.

Em minha humilde opinião, levando em consideração a minha região, preços dos alugueis e o subsidio do Minha Casa Minha Vida, além das baixas taxas de juros deste Programa, acredito que o financiamento seja mais vantajoso.

Mas e você? Comente aqui embaixo sua opinião, é melhor Apartamento para alugar ou financiar?

Tags: |

Sobre o Autor

Maria Araújo
Maria Araújo

Maria Araújo - Autora do Blog More Manaus, formada em Letras Português pela Universidade Estadual da Paraíba, Técnica em Transações Imobiliárias pelo SENAC. Atravessou o Brasil para realizar seus sonhos e agora quer ajudar você a conquistar os seus.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.