Decoração de Sala Pequena: 5 técnicas para aumentar

Afinal quem mora em apartamento ou tem uma sala pequena, sabe o quão desafiador e complicado é a decoração.

Somado a isso, você não tem muitas vezes aptidão para deixar as coisas combinando e que remetam ao seu estilo pessoal, sem deixar o ambiente pesado ou carregado demais.

Aplique as 5 técnicas de decoração para sala pequena, que descrevo neste artigo e certamente você terá uma sala digna de revistas.

Use sofás com pés na decoração de sala

Existem diversos modelos de sofá no mercado de móveis, mas se tem um que está fazendo muito sucesso no momento é modelo de sofá retrô, tornando-se tendência no universo da decor. Mas quais as características desse tipo de sofá? Basicamente os pés palitos e os detalhes com botões.

Só o fato de ter pés aparentes que tirem o móvel do chão já é suficiente para dar mais fluidez ao espaço.

Prefira Tapetes Grandes

Pode parecer estranho à primeira vista, mas quanto maior o tapete, maior o ambiente vai parecer.

O motivo disso é que inegavelmente um tapete pequeno que fica na frente do sofá cria uma descontinuidade visual que ressalta as dimensões do ambiente.

Portanto opte por tapetes grandes que se estendam pelo menos 20 a 50 centímetros abaixo do sofá. Escolha móveis com braços fininhos, estofado enxuto e pernas sequinhas e visíveis.

A Regra dos Móveis Pequenos

Muitas pessoas tendem a comprar móveis pequenos para sala, com a ideia de que assim ela vai parecer maior. Grande erro!

Uma sala entulhada com moveis pequenos apenas deixará claro o quão pequeno é o ambiente. Escolha móveis sobretudo com braços fininhos, estofado enxuto e pernas sequinhas e visíveis.

E não exagere na quantidade de itens que irão compor o ambiente, dessa forma o fluxo na sua sala pequena vai ser muito mais prático e funcional se você equipá-la com o menor número de móveis possível.

Iluminação Natural para decoração de sala pequena

Invista na iluminação natural, ela pode ser uma grande aliada. Pois se for ruim, pode colocar todas as dicas que eu dei aqui a perder.

Nesse caso, siga o mesmo princípio da maquiagem, se você quiser dar a sensação de que algo é maior do que realmente é, você ilumina; e tudo que você quer afinar, ou dar sensação de tamanho sob medida, você escurece. Simples assim.

Tire o Que Puder do Chão

Em primeiro lugar, tenha em mente o seguinte, tudo o que for possível de sair do chão, prenda nas paredes. Mas porque isso? Bom, quanto menos móveis no chão, maior o espaço disponível, sobretudo para ser ocupado de outras maneiras.

Algumas pessoas acreditam que para dar um ar de maior e mais espaçoso, as paredes devem ficar “peladas”. Mas acredito que isso tira um pouco a personalidade da sua sala e limita muito o ambiente.

Mas tenho somente uma ressalva, tome cuidado com as profundidades do que você prende na parede, porque móveis muito volumosos darão justamente o efeito contrário: a sala vai parecer abarrotada.

Se for possível desencoste seus móveis da parede, mesmo que seja só alguns centímetros. Dessa forma o espaço livre ao redor dos móveis vai enganar seu olhar e fazer o ambiente parecer maior.



Gostou das dicas de decoração de sala pequena? Se acaso tiver alguma outra ideia para compartilhar, escreva nos comentários. Vou amar ler e comentar cada um.

Tags: | | |

Sobre o Autor

Maria Araújo
Maria Araújo

Maria Araújo - Autora do Blog More Manaus, formada em Letras Português pela Universidade Estadual da Paraíba, Técnica em Transações Imobiliárias pelo SENAC. Atravessou o Brasil para realizar seus sonhos e agora quer ajudar você a conquistar os seus.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.