Comprar Casa: não cometa estes 5 Erros simples

Comprar a casa própria é o sonho de boa parte de nós brasileiros, mas como sabemos não é assim tão fácil e muita gente acaba nunca conseguindo.

Seja como for, muita gente acaba ficando presa no aluguel, com o medo de ficar na rua com sua família ou mesmo de não ter um lugar para chamar de seu na velhice.

Mas para tentar ajudar você a conseguir realizar o sonho de ter o seu Lar, resolvi escrever esse artigo para que você evite de cometer esse 5 erros cruciais ao comprar sua casa.

1 – Não ter um bom Planejamento Financeiro

Sem dúvidas um dos itens mais importantes e merece sua atenção. A não ser que você adquira seu imóvel a vista, você terá que financia-lo de alguma forma, sua renda então ficará comprometida por anos ou décadas.

Geralmente um Financiamento compromete 30% do salário do comprador por 10 a 30 anos. Então pense bem, se não fará falta para você e sua família.

Nesse sentido é comum pensar que ao comprar uma casa ou apartamento, você terá como gasto, somente as parcelas do financiamento, mas deve-se lembrar que você terá gastos com móveis, documentação, IPTU, condomínio (no caso de apartamento ou casa em condomínio fechado) e outros pequenos gastos.

Outro ponto a ser observado, o bairro tem comércio com itens em conta ou mais caros? Isso encarece seus custos mensais com alimentação, gás, lazer, escola das crianças por exemplo.

Antes de mudar de bairro e de moradia, avalie o impacto que isto pode gerar no seu custo de vida.

2 – Comprar casa de uma empresa sem credibilidade

Outro erro clássico é não pesquisar a construtora ou imobiliária em que você está comprando seu imóvel. Esse é um erro que pode lhe trazer muita dor de cabeça no futuro.

A regra aqui é Pesquisar! Pesquise, pesquise, pesquise!

Não importa onde, seja na internet, no Procon, com pessoas que já adquiriram empreendimentos dessa mesma empresa, no CRECI (Conselho regional de corretores de imóveis), onde for. O importante contudo, é conseguir o máximo de informações.

Lembre-se que isso vai comprometer sua renda por décadas e refere-se a um valor muito alto. Você não quer dor de cabeça com rachaduras, vazamentos ou mesmo nem receber o imóvel, caso tenha comprado ainda na planta.

3 – Esquecer-se de fazer simulações

Um passo crucial é fazer simulações, o máximo que puder. Dessa forma você fica sabendo como ficará sua Entrada e Financiamento. Assim você poderá saber antes de comprar sua casa, se realmente conseguirá arcar todo mês com aquele custo.

Se você for comprar casa pelo Minha Casa Minha Vida, poderá saber pela simulação, quanto você tem direito para abater o valor do seu imóvel. Caso tenha FGTS, mesma coisa.

Existem outras formas de pagamento além do Financiamento (que é o mais comum de todos), você pode se informar sobre isso com seu Corretor ou Gerente do Banco. Em suma, o importante é você se informar de todas as possibilidades e escolher a que se encaixa melhor com seu perfil.

4 – Visitar o imóvel somente uma vez

Você visita o imóvel, pela manhã por exemplo, em um dia bonito e acha ele incrível. O corretor mostra tudo o que você terá se comprar a casa e você se encanta certamente…

Isso é mais comum do que você imagina. Falo por experiência própria, de clientes que chegaram comigo para comprar apartamento, pois se arrependeram de comprar em uma famosa Construtora (não citarei nomes). Perderam dinheiro, tempo e ainda correram risco de vida!

Dessa forma, é essencial e importante que você analise tanto o imóvel quanto a rua e o bairro em que está localizado. Se possível visite em horários e dias diferentes, além de final de semana e feriados. Além disso se puder pergunte dos seus vizinhos como é a vizinhança.

Teste tudo da sua possível nova casa, sobretudo tomadas, encanamentos, procure rachaduras, goteiras, qualquer coisa fora do comum.

Se quiser adquirir um imóvel na planta, pesquise outros empreendimentos da empresa que você se interessou, e veja se estão ok. Visite a obra e pesquise o local da construção.

Pergunte, observe e analise tudo!

5 – Não verificar se a pessoa que está vendendo o imóvel é realmente o proprietário

Hoje infelizmente é comum golpes desse tipo. Basta acompanhar os jornais que você verá pelo menos um caso. É triste, mas existem muitas pessoas que brincam com os sonhos das pessoas e tiram o pouco que elas tem e batalharam para conseguir.

Mas isso não precisa acontecer com você, basta se precaver e evitar cair na lábia dessas pessoas. Siga essas dicas se quiser afastar de você esse tipo de pessoa.

Exija documentos originais e tire pessoalmente uma cópia atualizada da matrícula do imóvel com certidão de ônus no Cartório de Registro. O cartório vai te cobrar uma pequena taxa.

Contudo, o que vale é o que consta na matricula que está no Cartório de Registro (não confunda com a Escritura).

Só deposite dinheiro na conta do proprietário. Pesquise antes, o que puder sobre ele, redes sociais, parentes e vizinhos dele. Se cercar de certezas é o único jeito de saber se está fazendo um bom negócio ou não.

Conclusão

Em suma, não compre casa ou apartamento sem estar realmente preparado para isso. Estude e pesquise, absorva o máximo de conhecimentos sobre isso. Pois você encontrará nessa área, muitas pessoas interessadas em vender. Esteja preparado para Comprar.

Mas tenho certeza que depois de conferir nosso Conteúdo, ficou muito mais simples não cometer os erros comuns de quem deseja comprar uma casa ou apê. Esse deve ser um momento de alegria para você e sua família e não de desespero e tristeza.

Ainda restou alguma dúvida? Pergunte aqui embaixo e ajudarei você com toda a certeza em qualquer questão.

Você é do Amazonas? Fale diretamente comigo e faça uma simulação, você não paga nada e ainda pode visitar diversos imóveis e decorados, explico tudo sem compromisso. Veja como é fácil conquistar seu Lar!

Me siga nas Redes Sociais

FACEBOOK

INSTAGRAM

Tags:

Sobre o Autor

Maria Araújo
Maria Araújo

Maria Araújo - Autora do Blog More Manaus, formada em Letras Português pela Universidade Estadual da Paraíba, Técnica em Transações Imobiliárias pelo SENAC. Atravessou o Brasil para realizar seus sonhos e agora quer ajudar você a conquistar os seus.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.