Microapês: Você Moraria em Algum Deles?

Microapês são a sensação do momento

A realidade de grandes metrópoles com trânsito pesado, horas de deslocamento do trabalho pra casa e vice-versa, a necessidade da agilidade, a pressa constante, salário mediano, alto custo do metro quadrado dos imóveis, jovens tendo filhos cada vez mais tarde e a utilização de espaços compartilhados (coworking) se tornando comum, surgiu uma tendência mundial que já é realidade no Brasil, os microapês.

Apartamentos com metragem entre 40m² e 10 m², alguns até menores. Tamanhos inimagináveis para algumas pessoas, pois para se ter uma ideia este é o tamanho do quarto de muita gente e, são ambientes com quartos, cozinha, banheiro e etc.

Você já viu um Microapê? Acha difícil de se morar em um lugar tão apertado? Então veja mais sobre eles e se surpreenda com as vantagens e com o espaço.

Apartamento compacto, melhor localização

Viver em uma grande cidade com qualidade é algo possível, sem dúvida. Mas a localização é um fator determinante para isso, ou seja, um bairro próximo do trabalho, da faculdade, com comércios, acessível, com opções de transporte público e com segurança.

Mas o metro quadrado em um lugar assim, costuma ser muito caro. Então como tornar viável o acesso à moradia nestas localizações para os indivíduos com baixo poder aquisitivo e que muitas vezes estão começando no mercado de trabalho?

Resposta: Otimização e Racionalização do espaço disponível, de cada metro quadrado.

Com os Microapês o que perde-se em espaço ganha-se em tempo, onde o indivíduo troca uma casa com grandes ambientes e espaços pela possibilidade de viver em um ambiente funcional e moderno.

Leia Também: 5 Dicas Para Sair da Casa Dos Pais Com Pouco Dinheiro

Vale lembrar que muitos desses apês possuem ambientes compartilhados como lavanderia, área de coworking, academia, salas de ferramentas, além de transportes compartilhados, como bicicletas e até mesmo carros.

Microapês: Qual o menor tamanho que sua casa poderia ter?

Não parece possível que alguém viva com qualidade em um ambiente tão pequeno não é? Mas faça-se essa pergunta, você precisa de fato de tanto espaço?

Os Microapês vão de encontro com o movimento minimalista que visa um estilo de vida mais prático, enxuto. Onde esses ambientes são aproveitados em sua plenitude e o que não há necessidade é excluído.

Pense comigo, para que bibliotecas se os livros são digitais? Pra que uma cozinha enorme, se você passa o dia fora? Porque banheiros grandes se você passa poucos minutos neste ambiente? Em uma casa grande você consegue de fato usar toda a metragem dos ambientes?

Veja a seguir algumas fotos de Microapês pelo mundo:

Leia Também: Arquitetura Sustentável – o que é, para que serve e como se faz.

Conclusão

Por fim, espero que tenha gostado deste artigo. E fica a pergunta: Você moraria em um apartamento compacto de 10m² apenas? A resposta depende muito do seu perfil e dos seus planos para o futuro.

Eu por exemplo, no momento atual não me vejo morando em um apartamento deste tamanho, mas 10 anos atrás seria uma possibilidade muito boa, pois além da acessibilidade, comodidade, o preço é bem atrativo para um jovem.

Em um futuro não tão distante, com o aumento populacional e o mundo encolhendo cada vez mais, os Microapês se tornarão uma realidade comum e super aceitável.

Em uma sociedade onde a prioridade não mais é formar uma família, mas trabalhar e conquistar posições de destaque priorizando o sucesso profissional, maximizar o curto tempo que temos, será primordial.

Então, gostou de conhecer mais sobre os Microapês? Realmente são bonitos e interessantes. Comente aqui embaixo se você moraria em uma casa tão pequena.

Fonte das Imagens:
https://www.decoist.com

Tags: | |

Sobre o Autor

Maria Araújo
Maria Araújo

Maria Araújo - Autora do Blog More Manaus, formada em Letras Português pela Universidade Estadual da Paraíba, Técnica em Transações Imobiliárias pelo SENAC. Atravessou o Brasil para realizar seus sonhos e agora quer ajudar você a conquistar os seus.

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.