Avaliação imobiliária – O que é? Como funciona?
Avaliação imobiliária é o que determina o real valor de um imóvel no mercado. Nem todos entendem bem esse termo, ou mesmo fazem uso desse profissional.
Realizar uma Avaliação de Imóveis vai um pouco além do que determinar quanto ele vale.
O profissional avaliará o valor levando em consideração vários setores e apresentará o Laudo de Avaliação de Imóveis, com todo o seu parecer acerca do imóvel em questão.
O avaliador estuda a área, o tipo de investimento e, principalmente, os fatores para o futuro.
Se você tem dúvidas sobre esse profissional ou sobre como funciona a Avaliação Imobiliária, eu explicarei tudo aqui embaixo.
Definindo: Avaliação imobiliária
Avaliação imobiliária ou avaliação de propriedade é o processo de determinar o valor da propriedade com base no melhor e mais alto uso da propriedade (o que basicamente se traduz na determinação do valor justo de mercado da propriedade).
Leia também: 5 Truques Para Investir Bem No Setor Imobiliário
A pessoa que realiza esse exercício de avaliação é chamada de avaliador imobiliário ou agrimensor de avaliação de propriedades, o Corretor imobiliário também pode fazer essa avaliação.
O valor determinado pela avaliação imobiliária é o valor justo de mercado.
Como é feita a Avaliação imobiliária?
A avaliação imobiliária é feita usando vários métodos e avalia a propriedade para diferentes fins. A mesma propriedade / similar pode receber valores diferentes em uma zona residencial e uma zona comercial.
No entanto, o valor atribuído como resultado da avaliação imobiliária pode não ser o valor que um investidor imobiliário consideraria ao avaliar a propriedade para investimento.
Se você for um Investidor Imobiliário
Você pode ignorar parte do valor que resulta do processo de avaliação. Um bom investidor imobiliário avaliaria a propriedade com base nos desenvolvimentos em andamento na região.
Portanto, a avaliação imobiliária, feita por um investidor imobiliário, apresentaria o valor que o investidorimobiliário pode obter da propriedade comprando-o a um preço baixo e vendendo-o a um preço muito mais alto (como no presente).
imobiliário pode obter da propriedade comprando-o a um preço baixo e vendendo-o a um preço muito mais alto (como no presente).
Da mesma forma, o investidor imobiliário pode fazer sua própria avaliação para o valor esperado da propriedade em, digamos, 2 anos ou em 5 anos.
Novamente, um investidor imobiliário pode conduzir sua avaliação imobiliária com base em qual valor ele / ela pode criar investindo uma quantia de dinheiro na propriedade.
Leia também: Como Comprar Apartamento Minha Casa Minha Vida Em 7 Dias Ou Menos
Portanto, um investidor imobiliário pode decidir comprar um tipo de propriedade feia / assustadora (que ninguém quer) e fazer alguns pequenos reparos, pinturas etc., a fim de aumentar o valor da propriedade (o valor que o investidor imobiliário obteria com a venda no mercado).
Portanto, aqui o significado da avaliação imobiliária muda completamente (e pode ser muito diferente do valor que o avaliador imobiliário produziria se o avaliador realizasse um exercício de avaliação imobiliária na propriedade).
Mas é necessário muito estudo de mercado para cogitar ganhos em diferentes cenários possíveis e a longo prazo. Nem todos conseguem ou mesmo tem tempo disponível.
Conclusão
Se você pretende adquirir um imóvel ou vários, ou mesmo quer saber quanto vale seu imóvel, um avaliador é muito importante.
Pois além de poupar seu tempo, ainda tem maiores chances dele acertar com precisão o valor real. Não adianta você jogar um valor “por cima” do que você acredita ser o certo.
Das duas uma vai acontecer, ou você vai perder dinheiro por vender seu imóvel abaixo do valor real de mercado ou não irá conseguir vender por colocar um valor muito acima do que realmente vale.