nomade-digital

Como ser um Nômade Digital: Aprenda agora a como ser um

Uma das perguntas mais comuns que recebemos é como se tornar um nômade digital. As pessoas veem fotos nas mídias sociais de trabalhadores remotos sentados em uma praia de areia branca, laptop na mão, ganhando uma renda e imediatamente se perguntam como podem fazer o mesmo. Por isso, criamos um guia básico para ajudá-lo a encontrar maneiras de ser independente do local.

Trabalhar remotamente não é tão fácil quanto sentar à beira da piscina com um computador no colo enquanto toma sol. É preciso muito trabalho para obter o fluxo de renda certo e ainda mais dedicação para sustentá-lo. É fácil pular o trabalho para explorar, então você precisa estar focado e disciplinado para cumprir seus prazos e permanecer no caminho certo.

Como você pode morar em áreas remotas ou países sem infraestrutura forte, você também deve criativo quando se trata das coisas com as quais você precisa trabalhar. A realidade de trabalhar remotamente pode ser menos glamourosa do que algumas dessas fotos, mas o estilo de vida é extremamente recompensador, mesmo que você precise procurar um café escuro e monótono que é o único lugar na ilha com internet.

A coisa sobre o estilo de vida nômade digital é que não há exatamente um plano que todos possam seguir. Todo mundo tem habilidades e níveis ligeiramente diferentes de trabalho ou experiência de carreira, então alguns de vocês podem pular algumas etapas, enquanto outros podem precisar fazer um pouco de trabalho extra primeiro.

Embora não haja um caminho específico para trilhar , escrevemos este guia com foco em iniciantes ou pessoas que estão apenas começando a explorar o mundo da mobilidade.

O que exatamente é um nômade digital?

Primeiro, vamos definir o que realmente significa ser um nômade digital. O termo nômade digital é usado para descrever muitos tipos diferentes de trabalhadores remotos, desde aqueles com fluxos de renda passivos até aqueles que trabalham na economia gig durante a mudança. Aqui você pode aprender mais sobre o movimento independente de localização e obter uma visão detalhada da história do surgimento dos nômades modernos.

O que todos os nômades digitais têm em comum é que eles costumam passar vários meses no exterior todos os anos, constantemente viajando e ganhando uma renda por você trabalhar online. Um nômade digital pode facilmente ganhar uma renda de US$ 12.000 por ano em países como Tailândia ou Bali no Sudeste Asiático e viver um estilo de vida agradável e confortável. Leve o mesmo nômade digital para Londres, Paris ou Sydney e não vai dar muito certo.

Leia: Ganhe 144 reais por dia, sendo amigo virtual

A independência de localização significa que os nômades têm liberdade real, mesmo nos mais caros, graças a uma renda saudável que lhes permite administrar seus negócios em qualquer cidade do mundo. O objetivo aqui é se tornar um nômade digital, para que você tenha a liberdade de trabalhar e viajar pelo mundo. Vamos primeiro detalhar os passos para se tornar um nômade digital.

Como se tornar um nômade digital: 9 etapas

Novamente, não há um caminho definido para se tornar um nômade digital, portanto, as etapas a seguir são projetadas como diretrizes soltas para ajudá-lo ao longo do caminho. Você pode pular algumas etapas ou ter que recomeçar algumas vezes, mas com um pouco de paciência e dedicação, você pode fazê-lo!

como-ser-um-nomade-digital

1. Comece a reduzir os laços de localização e os gastos

O primeiro passo para se tornar um nômade digital é reconhecer quais coisas em sua vida estão mantendo você preso em um determinado lugar. Arrendamentos de longo prazo para casas ou veículos são muitas vezes as primeiras coisas a serem resolvidas.

Você também deve começar a cortar despesas como academias e serviços de assinatura para liberar sua renda para as coisas que você realmente precisa quando estiver em movimento. Ser um nômade digital geralmente significa viajar com pouca bagagem, então livre-se de lixo e coisas materiais que não servem a nenhum propósito importante em sua vida.

Agora também é a hora de pagar dívidas ou iniciar planos de pagamento que você possa ter. A dívida do cartão de crédito deve ser reduzida o mais rápido possível devido às altas taxas de juros. Se você tem dívidas de empréstimo estudantil, pode configurar um plano de pagamento ou abrir uma conta especial para seus pagamentos, para não precisar se preocupar quando começar a economizar enquanto viaja.

Se você tem um carro, considere vendê-lo. Lembre-se, você não o usará a longo prazo e também economizará mais dinheiro no curto prazo por não ter que pagar pelo gás, manutenção, registro ou seguro.

2. Junte-se a uma comunidade de nômades digitais

Os grupos e fóruns do Facebook facilitam o acesso a grupos nômades ou específicos sobre os quais você pode estar procurando conselhos ou feedback. Você tem acesso a pessoas afins prontas para arrasar e conquistar o mundo. Nossa comunidade está aqui para parabenizá-lo pelo seu progresso e apoiá-lo se você encontrar contratempos ao longo do caminho.

Juntar-se a um Grupo de nômades digitais significa que você tem um grupo de suporte integrado e uma riqueza de conhecimento enquanto navega nas águas da digitalização Nomadismo. Você pode aprender novas habilidades com membros da comunidade ou obter dicas para trabalhar online ou escolher uma nova base.

3. Identifique suas habilidades

A primeira coisa a fazer é identificar quais habilidades você possui e que podem ser usadas online. Claro, você deve ser capaz de digitar e usar um computador, bem como a internet. A boa notícia é que hoje em dia essa é uma habilidade que a maioria das pessoas já possui. Você pode aumentar suas chances de conseguir um emprego remoto mais bem remunerado desenvolvendo conhecimentos e habilidades de coisas que você estudou ou trabalhou no passado.

As habilidades comuns para trabalho remoto incluem coisas como escrita, marketing e design ou computador tecnologia. Se você é um desenvolvedor, deve procurar trabalhos que construam o front-end ou o back-end de sites. Ensinar inglês online é outra ótima opção para falantes nativos de inglês, e empresas como a VIPKID estão tornando mais fácil do que nunca encontrar clientes e se tornar um nômade digital. Com horas suficientes e clientes recorrentes, você pode até transformar o ensino de inglês em um trabalho em tempo integral.

A maioria dos nômades digitais começa encontrando empregos remotos ou freelancers que lhes permitem ganhar uma pequena renda. Depois de garantir seu primeiro fluxo de renda, você precisará decidir se deseja incorporar esse fluxo de renda em um negócio maior ou simplesmente encontrar vários empregos semelhantes para ingressar e ganhar mais dinheiro. Novamente, como não existe um caminho específico para o nomadismo digital, sua situação varia de acordo com suas habilidades, conhecimento e também sua vontade de se expor, correr riscos e até falhar.

4. Torne-se um freelancer

Depois de descobrir quais habilidades você tem que permitirão que você trabalhe remotamente, você precisa encontrar um emprego. Indiscutivelmente, a maneira mais fácil de fazer isso é navegar por trabalhos remotos específicos. Felizmente, agora existem vários sites online, como: We Work Remotely e RemoteOk, que só publicam trabalho remoto ou independente do local. Confira o UpWork, anteriormente conhecido como ODesk, para encontrar trabalhos freelance para tudo, desde assistentes virtuais e fotógrafos até contadores e consultores.

Você pode pesquisar por setor ou habilidade nesses sites e, embora os trabalhos mais comuns geralmente se concentrem em tecnologia como programação e design, você também encontrará muitos trabalhos de atendimento ao cliente e suporte. Trabalhos de redação, edição e transcrição também são ótimos para pessoas que podem não ter habilidades técnicas sólidas, mas são ótimos comunicadores.

5. Como alternativa, comece a trabalhar ou estudar no exterior

Se você está se sentindo sobrecarregado no setor de trabalho remoto, pode começar encontrando um emprego baseado em localização ou matriculando-se em uma universidade no exterior. Este caminho fornece mais estrutura e uma rede de segurança caso você decida que o nomadismo digital não é para você.

O risco de falhar nesse caminho é muito menor do que no caminho freelance, mas também significa que seu caminho para se tornar um nômade digital pode demorar mais. Se você escolher esse método, precisará de um visto ou autorização de residência. Países como Canadá e Austrália oferecem vistos de férias de trabalho para que você possa conhecer Vancouver ou Perth e se acostumar com a vida no exterior.

Você também pode tentar convencer seu chefe a mudar sua permissão atual para aceitar empregos em trânsito. Para ter sucesso com essa abordagem, você precisa se preparar com antecedência: criar uma proposta que aborde todos os aspectos importantes do seu trabalho e como fazer a transição para uma posição remota sem perder o impulso.

Certifique-se de descrever as áreas problemáticas e dê uma olhada nas ferramentas de gerenciamento remoto, como o Slack, que podem facilitar a comunicação com seus colegas. Hoje, muitos trabalhos de escritório podem ser feitos remotamente com o planejamento, comunicação e confiança corretos entre funcionários e gerentes.

6. Construa seu negócio

Depois de ser um freelancer por um tempo, você pode começar a construir seu negócio. Se você fizer um bom trabalho, será fácil obter referências para novos clientes e seus fluxos de renda aumentarão. Você também pode considerar a criação de seu próprio site e cartões de visita para comercializar seus negócios e aumentar seu alcance e reputação. Tenha em mente que você pode estar trabalhando em diferentes partes do mundo, então certifique-se de reservar empregos e shows nos fusos horários corretos.

Se você é um escritor ou tem experiência com mídia social, você pode fazer isso. Crie um negócio de marketing que ajude empresas e blogs a alcançar públicos maiores e mais clientes. Os trabalhos de redação estão amplamente disponíveis on-line e podem ser um ótimo lugar para começar se você estiver criando conteúdo para postagens de blog

Depois de desenvolver suas habilidades, você pode transformá-las em uma empresa de marketing de serviço completo, criando conteúdo, promovendo-o on-line por meio de canais de mídia social e gerando receita de publicidade.

Se você já tem um negócio freelance ou tem um trabalho remoto que gera renda passiva, você pode pular as primeiras etapas e fazer seu trabalho em qualquer lugar. Alternativamente, uma vez que você tenha algum dinheiro economizado, você pode comprar um negócio online estabelecido e obter uma vantagem inicial.

Sites como o Flippa facilitam a localização de empresas on-line à venda e a quantidade de receita que elas geram. Os nômades digitais bem-sucedidos são um grupo diversificado composto por pessoas que possuem seus próprios negócios e outras que pesquisam on-line por clientes em potencial ou empregos aleatórios em movimento.

7. Decida seu primeiro destino

Agora que você estabeleceu uma fonte de renda, é hora de escapar da corrida dos ratos e seguir para seu primeiro destino. Da América e Europa à Ásia, África e América Latina, as opções são infinitas e decidir sobre uma pode ser difícil. Você tem que ser honesto consigo mesmo sobre as coisas que o fazem feliz. Se você for realista sobre sua renda e necessidades, encontrará um ótimo lugar para morar. Lembre-se de que, como nômade digital, você sempre pode mudar de ideia se não gostar do local de pouso ou apenas precisar mudar de cenário.

A primeira coisa que você pode fazer para diminuir sua lista de destinos é encontrar o custo de vida em qualquer lugar. Você precisará ser capaz de pagar tudo, desde aluguel a alimentação e entretenimento, portanto, seja realista sobre sua renda versus o custo de vida em possíveis destinos de viagem.

Leia: Ganhe Dinheiro investindo apenas 5 reais

Locais de baixo custo significam que você pode viver mais do que em áreas de alto custo, então você também deve considerar quais atividades e aventuras você deseja participar como nômade digital.

Você também pode se tornar nômade digital ir aos centros como Chiang Mai se você quer estar cercado por pessoas que pensam como você. Um ótimo recurso para identificar destinos de viagem em alta, o NomadList fornece classificações com base na velocidade da Internet, diversão, segurança e custo para ajudá-lo a identificar o destino desejado. Você pode se aprofundar pesquisando climas, atividades ou marcadores de saúde específicos para tomar sua decisão.

8. Descubra como você quer viver

Se você é uma borboleta social e se preocupa em sair e ficar sozinho, você pode começar a viver em um albergue ou cooperativa onde você pode facilmente fazer novos amigos. Talvez você prefira a solidão ou um retiro tranquilo. Nesse caso, o Airbnb é uma ótima opção, pois você pode alugar apartamentos inteiros por um mês ou por um período específico e sentir que está no seu próprio apartamento.

Se quiser aproveitar serviços adicionais, hotéis e casas de família são uma ótima opção. Os hotéis podem oferecer serviços de lavanderia e refeições para que você possa se concentrar em um projeto difícil ou apenas relaxar em seu novo ambiente.

Você também achará fácil encontrar moradores para guiá-lo com dicas e truques em sua nova casa. Seja qual for a sua escolha, lembre-se de que agora você tem verdadeira liberdade para misturar e combinar suas acomodações sempre que precisar de uma mudança.

9. Faça um plano e cumpra-o

Como nômade digital, estabelecer metas e planos e cumpri-los é especialmente importante. Para que o estilo de vida nômade funcione, você precisa ter clareza sobre o que quer, para onde quer ir, quanto tempo quer ficar e o que precisa fazer para que isso aconteça.

Organize-se e tenha uma lista de tarefas! Faça um plano! Por mais desanimadora que uma rotina possa parecer, é essencial para fazer as coisas. O bom é que você pode escolher sua própria rotina. Quer correr no meio da manhã, não se preocupe! Tomando um longo almoço para se encontrar com um amigo? Faça isso! Você ainda está verificando as coisas da sua lista!

Ter planos alternativos ou fontes alternativas de renda passiva também é uma boa ideia se você ficar preso em um caminho e precisar de uma rede de segurança enquanto redefine seus planos. Lembre-se Esses planos não devem ser apenas sobre sua renda como trabalhador remoto.

Você também deseja abordar aspectos cotidianos de uma vida saudável, como: Cuidados de saúde, seguros e leis e regulamentos locais. Como você estará morando em terras estrangeiras, precisará fazer algumas pesquisas para entender as novas regras e garantir o suporte certo se ficar doente ou ferido durante a exploração.

Considerações Finais

Se você realmente quer ser um nômade digital ou se tornar independente de um local, precisa primeiro trabalhar para atingir esse objetivo. Você pode começar muito mais rápido do que pensa.

Com muito trabalho e um pouco de sorte, você pode começar a trabalhar em apenas algumas semanas e ter um negócio completo em um ano ou dois.

Posts Similares