ARQUITETURA SUSTENTÁVEL: o que é, para que serve e como se faz

Primeiramente a Arquitetura Sustentável pode parecer um modismo, mas é algo vital para todos! Hoje em dia todavia, ficou claro que dispomos de recursos finitos e que devido a super população, causamos diversos impactos ambientais.

Buscar remediar esses impactos, sobretudo buscando soluções ecológicas e de reutilização, é um dos papéis da arquitetura sustentável. Antes de mais nada entenda um pouco mais sobre esse assunto e contribua com o nosso planeta.

O que é Arquitetura Sustentável?

São as construções que, de alguma forma, minimizam impactos negativos no meio ambiente natural, social ou econômico.

É importante ressaltar que para ser considerado sustentável, não basta os materiais utilizados serem ecologicamente corretos, é necessário que a mão de obra utilizada tenha condições saudáveis de trabalho e que a obra seja viável economicamente.

Para que serve Arquitetura Sustentável?

A arquiteta Alessandra Barassi, resumiu bem a arquitetura sustentável ao dizer simplesmente: sustentabilidade = pessoas, planeta e viabilidade econômica!

Sua função é justamente essa, preservar o meio ambiente, melhorar nossas condições de vida e economizar nosso rico dinheirinho.

Pensar no futuro do planeta é algo indispensável sem dúvida. Se queremos dar um futuro para nossos filhos e netos, devemos minimizar não apenas os impactos ambientais o máximo possível como também buscar soluções ecológicas e sustentáveis.

Como se faz?

Ao criar um projeto sustentável deve-se levar em consideração a ventilação natural, materiais ecológicos, orientação solar, uso eficiente de energia e água, gestão de resíduos, entre vários outros.

Mas se sua casa, apartamento, escritório ou prédio já estão prontos, ainda é possível implementar algumas soluções sustentáveis, ou seja, nada impede que você se adeque nem que seja uma pequena parte de seu imóvel.

O importante é mudar a mentalidade e começar ações sustentáveis por menores que sejam.

Você aplica alguma solução sustentável no seu lar? Depois deste artigo portanto, com certeza será mais fácil. Convença seus amigos, vizinhos e familiares a aderirem também, mas não precisa exagerar e tornar isso algo complicado, pequenas mudanças já ajudam muito.

Tags: | | |

Sobre o Autor

Maria Araújo
Maria Araújo

Maria Araújo - Autora do Blog More Manaus, formada em Letras Português pela Universidade Estadual da Paraíba, Técnica em Transações Imobiliárias pelo SENAC. Atravessou o Brasil para realizar seus sonhos e agora quer ajudar você a conquistar os seus.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.