4 Pontos Importantes Sobre Fundos Imobiliários

Para investir no setor imobiliário a maioria das pessoas compram casas e apartamentos, salas comerciais, alugam ou revendem. Mas poucas pessoas sabem que existe outra opção, que são os Fundos Imobiliários (Fii’s).

Através deles você pode investir em diversos imóveis, sem precisar administrá-los diretamente. O que torna seu investimento mais diversificado e simplificado.

Mas é necessário pesquisar sobre os Fundos imobiliários antes de navegar por essas águas. Então, vamos lá aprender um pouco sobre os Fii’s.

– O que são Fundos Imobiliários?

Basicamente são fundos compostos por investimentos do setor imobiliário. Cada fundo aplica os recursos investidos pelos cotistas em certos empreendimentos dos mais variados tipos, podendo ser galpões, edifícios, shoppings e etc.

O FII (como também é chamado o Fundo de Investimento Imobiliário) é constituído sob a forma de um condomínio fechado, sendo dividido em cotas, que representam parcelas ideais do seu patrimônio.

– Quais os tipos de Fundos Imobiliários?

Existem variados tipos de Fundos de Investimentos Imobiliários, que se distribuem em diversos seguimentos. O Fii é comumente dividido pelo tipo de ativo em que o capital é investido que são:

  • Fundos de Tijolos
  • Fundos de Papel

Fundos de Tijolos

São fundos investidos em imóveis físicos, ou seja, imóveis que são reais. Nesse tipo de fundo lucra-se com o aluguel ou venda dos mesmos, sejam edifícios comerciais, Shopping Center, Hotéis e outros.

Fundos de Papel

Os fundos de papel são investimentos em ativos financeiros do setor imobiliário, a exemplo do CRI, LCI, CRA e LCA.

Leia Também: Qual o Valor Mínimo de Entrada Para Financiar um Imóvel?

Mas existem diferentes tipos de fundos imobiliários, separados por objetivos distintos para obter renda, caso tenha interesse, pesquise as classificações mais detalhadas dos fiis.

Só para exemplo, existem as seguintes classificações também:

  • Fundos de Renda de Lajes Corporativas
  • Fundos Híbridos
  • Fundos de Fundos
  • Fundos de Varejo
  • Fundos de Desenvolvimento

– Como funcionam os Fundos Imobiliários?

É simples, um grupo de investidores faz aportes em um ativo imobiliário, então ele é comprado pela instituição financeira. Dessa forma cada cotista terá então uma parte do montante representado pelo imóvel.

Vale ressaltar que os Fii’s possuem um gestor especializado que acompanha o mercado e o patrimônio dos cotistas. O objetivo dele é conseguir o máximo de rentabilidade.

Leia Também: Vale A Pena Investir em Imóveis?

Os Fundos imobiliários de papel funcionam basicamente por aplicações na renda fixa. Os lucros portanto são oriundos dos rendimentos que esses ativos proporcionam e da valorização das cotas.

É bem parecido com a forma como funcionam as compras de ações, até mesmo porque os fundos são listados na Bolsa de Valores.

– Como Investir em Fundos Imobiliários?

  • Escolha uma corretora de valores de confiança
  • Escolha o fundo imobiliário mais adequado para seus objetivos
  • Simule diferentes fundos imobiliários
  • Transfira dinheiro via TED
  • Envie a ordem
  • Não retire o dinheiro antes de cumprir o seu objetivo

Não é tão complicado quando se tem um bom direcionamento e instrução, por isso, caso tenha interesse em investir no Fii’s, recomendo que leia o artigo do Blog RicoComo Investir em Fundos Imobiliários em 7 Passos Simples, eles são especialistas no assunto.

Conclusão

Por fim, agora que você já sabe o básico sobre os Fundos de Investimento Imobiliário, tente dar os primeiros passos, pesquisando uma boa corretora de valores e fazendo pequenos investimentos para entender melhor como esse mercado funciona.

Investir diretamente em imóveis possui a desvantagem do risco da baixa liquidez. Neste ponto os Fundos imobiliários são diferentes, mesmo ambos sendo investimos no setor imobiliário.

Antes de qualquer coisa, pesquise e analise para saber qual investimento tem mais a ver com você. Se ficou alguma dúvida, comente aqui embaixo. Toda crítica ou sugestão serão bem vindas.

Tags: | |

Sobre o Autor

Maria Araújo
Maria Araújo

Maria Araújo - Autora do Blog More Manaus, formada em Letras Português pela Universidade Estadual da Paraíba, Técnica em Transações Imobiliárias pelo SENAC. Atravessou o Brasil para realizar seus sonhos e agora quer ajudar você a conquistar os seus.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.