Tudo Sobre a Capital do Amazonas: Manaus

Se você está querendo saber mais sobre a Capital do Amazonas veio ao lugar certo, escrevi aqui um pouco de tudo sobre Manaus e tenho certeza que vai ajudar tanto turistas quanto manauaras.

Fique de olho principalmente nos lugares que recomendo que visite, pois alguns tem baixas taxas de visitantes nativos, por incrível que pareça. Sem enrolação vamos ao artigo.

Como chegar em Manaus

Avião

O melhor e mais rápido meio para se chegar a na capital do Amazonas, Manaus. Entretanto, não é possível pegar um voo direto de todos os Estados do Brasil para Manaus, muitas vezes você irá parar em outra cidade antes de chegar aqui. Nada que estrague o passeio é claro.

O valor das passagens varia muito, no geral tem um custo mais alto do que outros Estados. Mas com um pouco de pesquisa é possível encontrar passagens bem em conta para se chegar até o Aeroporto Internacional de Manaus – Eduardo Gomes.

Barco

Uma boa opção para se chegar a Manaus através de uma experiência única. Mas se você não for da Região Norte, saiba que terá que ir até o Pará para pegar um Barco até Manaus.

Caso já esteja em Manaus, você poderá visitar praticamente qualquer cidade do Amazonas por barco. No entanto, saiba que é uma viagem demorada, que pode demorar horas ou até mesmo dias.

Leia Também: Como Ganhar Dinheiro – HOJE MESMO!

Quando ir à Manaus

Essa é uma questão interessante, pois dependendo da época você terá experiências totalmente diferentes. Antes de tudo, saiba que Manaus possui apenas duas estações, a seca e a chuvosa.

Recomendo que você visite a capital do Amazonas nas duas épocas, para conhecer a cidade de verdade. O período de chuvoso vai de Dezembro a Maio, durante este tempo ocorrem chuvas quase que diárias, além disso os níveis dos rios sobem em ritmo acelerado.

Aproveite e leia: Top 5 lugares para viajar

Muitos lugares antes inacessíveis, podem ser visitados e, alguns lugares acabam diminuindo, já que o rio pode subir mais de 15 metros, sendo que o mesmo já ultrapassou 20 metros diversas vezes.

No verão ou período de seca, quase não se vê chuva em Manaus e os dias na cidade são de sol muito forte. Os rios começam a vazante e várias praias começam a aparecer. Excelente período para a pesca e trilhas.

O que fazer em Manaus

Manaus tem muitas opções de lazer, tanto para quem curte uma vibe urbana quanto para quem gosta de natureza. Dessa forma são muitas as opções, para todos os gostos e horários.

Abaixo listei lugares que você não pode deixar de visitar:

  • Encontro das Águas
  • Palácio Rio Negro
  • Centro Cultural dos Povos da Amazônia
  • Teatro Amazonas
  • INPA/Bosque da Ciência
  • Porão do Alemão

Se quiser mais opções sobre o que fazer em Manaus, escrevi um artigo aqui no blog sobre o assunto.

Capital do Amazonas: Onde se hospedar

Se você nunca veio na capital do Amazonas, recomendo que fique hospedado em um dos 3 bairros a seguir: Centro, Adrianópolis ou Ponta Negra.

Se não quer gastar muito com hospedagem e ao mesmo tempo ficar próximo dos principais pontos turísticos da cidade (perto o suficiente para ir a pé), a melhor escolha é o bairro Centro, pois existem opções desde hostel, albergues, hotéis, pousadas, todos com preços acessíveis com diárias a partir de R$10.

Agora se você deseja um pouco mais de conforto com hotéis de médio/alto padrão, a melhor escolha é o bairro Adrianópolis, com muitas opções de restaurantes, bares, pubs e uma boa vida noturna. Muito recomendo para quem viaja a negócios também.

Se é indispensável para você um ambiente de luxo, com piscina, por exemplo, em uma área privilegiada no melhor bairro de Manaus, sua opção é a Ponta Negra. É aqui onde fica a praia (de rio) de Manaus. Lugar lindo e de alto nível.

Capital do Amazonas: Onde comer

As opções são vastas, mas recomendo que no mínimo você passe pelos lugares que vou citar abaixo:

  • Glacial Sorvetes
  • Restaurante Banzeiro
  • Waku Sese
  • Tacacá da Gisela

Leia Também: O Que Fazer Hoje Em Manaus – Dicas de Bares e Pub’s

São realmente dicas ótimas para você apreciar o sabor amazônico. Mas não pare por ai, é sempre uma boa experimentar os pequenos restaurantes e quiosques espalhados pela cidade. O limite é sua fome e seu bolso (rs).

História

capital-do-amazonas
capital-do-amazonas

A história da cidade de Manaus ocorre paralelamente à história do Brasil, ao longo de seus 350 anos de existência, contra os mais de quinhentos anos do país. O processo de ocupação europeia começa em 1540, por ocasião da chegada do explorador Francisco de Orellana, vindo do Peru, que pretendia ir à Espanha.

No Rio de Janeiro, a República Federativa do Brasil foi proclamada em 15 de novembro de 1889, extinguindo-se o Império. A Província do Amazonas passou a ser o Estado do Amazonas, tendo como capital a Cidade de Manáos.

Período Áureo da Borracha

A borracha, matéria-prima das indústrias mundiais, era cada vez mais requisitada e o Amazonas, como principal produtor, orientou sua economia para atender à crescente demanda.

Intensificou-se o processo de migração para capital do Amazonas de nordestinos e brasileiros de outras regiões, bem como a imigração de ingleses, franceses, judeus, gregos, portugueses, italianos e espanhóis, gerando um crescimento demográfico que obrigou a cidade a passar por mudanças significativas.

Declínio

Em 1910, Manáos ainda vivia a euforia dos preços altos da borracha, quando foi surpreendida pela fortíssima concorrência da borracha natural plantada e extraída dos seringais da Ásia, que invadiu vertiginosamente os mercados internacionais.

Em resumo, era o fim do domínio da exportação do produto dos seringais naturais da Amazônia (quase que exclusivamente gerada no Amazonas), deflagrando o início de uma lenta agonia econômica para a região.

Zona Franca de Manaus

Com a implantação da Zona Franca de Manaus em 1967, a cidade novamente ocupou lugar de destaque entre as mais ricas do Brasil e da América Latina.

Ao lado de Cuiabá, capital de Mato Grosso, é a capital que mais cresceu economicamente nos últimos quarenta anos, fato explicado principalmente pela implantação e desenvolvimento da Zona Franca de Manaus, que também atraiu milhares de migrantes que ocuparam de forma desordenada a periferia da cidade.

Em âmbito nacional, a capital do Amazonas é o sétimo município brasileiro mais populoso, abrigando quase metade da população do estado. Manaus também está entre os cinco municípios com participação acima de 0,5% no PIB do país que mais crescem economicamente. É um polo atrativo de toda a região.

Fonte: Wikipedia

Conclusão

Aposto que agora você já sabe um pouquinho de tudo sobre esta bela capital do amazonas, Manaus. Aproveite as informações que conseguiu aqui e visite os lugares citados.

Se gostou deste artigo ou se tem alguma critica, comente aqui embaixo, prometo responder com carinho. Ah e visita meu Insta, tenho certeza que você vai gostar @moremanaus

Tags: |

Sobre o Autor

Maria Araújo
Maria Araújo

Maria Araújo - Autora do Blog More Manaus, formada em Letras Português pela Universidade Estadual da Paraíba, Técnica em Transações Imobiliárias pelo SENAC. Atravessou o Brasil para realizar seus sonhos e agora quer ajudar você a conquistar os seus.

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.