Jardinagem – Melhores opções de cursos!

A Jardinagem é além de um hobby, é uma área de trabalho promissora e ideal para quem gosta de decoração e em contato direto com a natureza, sendo um curso perfeito para quem está em busca de se inserir no mercado de trabalho em uma nova carreira.

Isso porque, esse mercado ainda é pouco explorado aqui no Brasil, o que leva a existência de poucos profissionais também, ao mesmo que a demanda está crescendo cada vez.

Felizmente, com um bom curso você consegue aprender tudo sobre essa profissão, podendo assim se inserir no mercado de trabalho de forma qualificada.

O que você aprende no curso de Jardinagem?

Antes de conhecer as melhores opções de cursos, é interessante que você saiba o que você aprende para exercer a função de jardineiro.

Em suma, a função desse profissional é ajudar a cuidar do jardim, não importa se ele é pequeno, médio ou grande.

Por isso, ele precisa conhecer os tipos de plantas mais adequados para aquele solo e local, recomendado as opções corretas para cada ambiente.

Logo, durante o curso de Jardinagem você aprende sobre diversos assuntos que envolvem essa área. Alguns mais importantes são:

  • Escolha de plantas adequadas para cada ambiente;
  • Como fazer adubo corretamente;
  • Identificar, preparar e corrigir problemas comuns no solo;
  • Técnicas para gramado e arbustos;
  • Ferramentas de jardinagens e como fazer uso delas corretamente;
  • Técnicas voltadas para a multiplicação e reprodução das plantas;
  • Fisiologia das plantas e os principais fatores para o desenvolvimento, como vento, temperatura e luz;
  • Frequência da irrigação de acordo com cada planta e muito mais.

É óbvio que os ensinamentos do curso variam de acordo com a qualificação escolhida, mas em geral os conteúdos são voltados para o aprendizado em cuidados com as plantas.

Melhores cursos de Jardinagem

Agora que você já sabe o que aprende na Jardinagem, separamos aqui os melhores e mais conhecidos cursos da área. Confira!

Curso De Jardinagem E Paisagismo – Instituto Universal Brasileiro

Esse é um curso que ensina as principais técnicas sobre área, paisagismo, preparação de solo, manutenção e muito mais.

O curso é realizado através da sua versão apostilada, mas com o acompanhamento em videoaulas e um manual de plantas. No total, são 240 horas!

Após a finalização do curso, o aluno recebe a certificação e assim está pronto para trabalhar como jardineiro, exercendo uma série de funções de forma apta, como limpeza da área e seleção de plantas, por exemplo.

Botânica e Jardinagem – Lear Café

O Lear Café é uma plataforma já conhecida no segmento de cursos online e oferece também a qualificação profissional de Botânica e Jardinagem.

Aqui o aluno tem 155 vídeo aulas para aprender os principais conteúdos para exercer a profissão, conferindo todas as técnicas e habilidades necessárias que envolvem se tornar um bom jardineiro

Dessa maneira, o curso tem 25 horas e é totalmente gratuito. No entanto, caso queira emitir o certificado, é necessário fazer o pagamento para que essa emissão seja possível.

Pró-Jardim STIHL

O Pró-Jardim é um dos melhores cursos de Jardinagem que você encontra hoje, já que ele traz a chance de você aprender com quem entende do assunto: maiores especialista em jardim do Brasil!

Logo, o material do curso é bastante completo, abordando sobre paisagismo, agronomia e até mesmo engenharia florestal.

Sendo assim, é uma qualificação bem mais completa e que insere você no mercado de trabalho com maior facilidade, pois transmite todo o conhecimento necessário para execução do trabalho.

Senac

O Senac é uma instituição conhecida em todo o Brasil e que oferece centenas de cursos, buscando a inserção das pessoas no mercado de trabalho.

Então, em algumas das unidades é possível encontrar o curso de Jardinagem, muitas vezes até mesmo de forma gratuita, desde que se atenda a alguns requisitos.

Assim, vale a pena entrar em contato com o Senac mais próximo, conferindo se existe o curso de Jardinagem e como se inscrever para participar.

Funções do profissional

A função do jardineiro, após a conclusão do curso, é cuidar dos jardins. Para tal, ele precisa entender sobre preparação de solo, adubação, controle de pragas e muito mais.

Além disso, é função dele garantir a manutenção dos jardins, conseguindo assim trabalhar em viveiros, por exemplo, atuando de forma a reproduzir e propagar novas plantas.

Então, de maneira bem resumida e objetiva, o profissional formado em Jardinagem tem algumas funções importantes no seu ambiente de trabalho, como:

  • Garantir a manutenção da relva;
  • Adubar a terra;
  • Realizar a limpeza, removendo folhagens secas e podas, além de outras tarefas;
  • Plantar árvores e arbustos;
  • Adubar a terra e muito mais.

Onde trabalhar?

O jardineiro tem um campo de atuação bem grande, podendo trabalhar em:

  • Estabelecimentos comerciais;
  • Prédios;
  • Condomínios;
  • Parques;
  • Hotéis e muito mais.

Além disso, é possível também prestar serviço para outras pessoas, cuidando dos jardins e arbustos.

O salário médio do jardineiro é de R$ 1.400, podendo chegar até R$ 2.200 no auge da carreira.

Vale a pena fazer o curso de Jardinagem?

Quem se identifica com a área, gosta de paisagismo e plantas, com certeza vai adorar o curso de Jardinagem, já que nele é possível aprender as técnicas para se tornar um bom jardineiro.

Além disso, falando em mercado de trabalho, existem boas oportunidades, em especial para aqueles que são mais qualificados, com cursos na área.

Conclusão

O curso de Jardinagem forma profissionais prontos para atuarem em um mercado amplo, mas que ainda apresenta uma escassez de mão de obra qualificada.

Então, se você gosta de paisagismo e decoração, além de se identificar com a natureza, com certeza esta é uma excelente qualificação profissional, capaz de abrir portas no mercado de trabalho.

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.