Curso de Enfermagem – Guia completo sobre!

Quem tem afinidade com a área da saúde e deseja trabalhar na prevenção, proteção e restabelecimento da saúde das pessoas, consegue se dar muito bem no curso de Enfermagem. Afinal de contas, é papel do enfermeiro atuar na equipe médica ajudando os pacientes de diversas formas, tanto em um atendimento pontual quanto no dia a dia hospitalar.

Além disso, a atuação do profissional é bastante ampla, podendo ele até mesmo se especializar em pediatria, dermatologia ou qualquer outra área mais específica para faturar mais e encontrar melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Logo, se você tem interesse no curso de Enfermagem, aqui vamos explicar um pouco sobre essa graduação, apontando o que se aprende nela, os melhores cursos no mercado e muito mais. Veja!

O que se aprende no curso de Enfermagem?

É claro que a grade curricular do curso depende diretamente da instituição de ensino que você escolheu para estudar, pois cada uma adota a abordagem de conteúdos diferentes. No entanto, é sabido que para se tornar um enfermeiro você vai ter contato com temas importantes para a saúde, como:

  • Anatomia;
  • Bioquímica;
  • Citologia;
  • Segurança e atendimento hospitalar;
  • Farmacologia, entendendo as doenças e aprendendo a aplicar medicamentos, tanto por injeção ou via oral;
  • Microbiologia;
  • Nutrição aplicada a saúde e muito mais.

O que faz um enfermeiro?

O profissional formado no curso de Enfermagem faz muita diferença no dia a dia do hospital, pois é ele o responsável por prestar o atendimento mais direto e rápido para o paciente.

No entanto, é essencial saber diferenciar como atua o profissional, pois depende diretamente da sua formação e hoje existem três principais. Veja:

  • Enfermeiro – este é o profissional com graduação e formação em Enfermagem, assim é capaz de executar procedimentos que são considerados mais complexos;
  • Técnico em enfermagem – é aquele que fez o curso técnico, com bastante aceitação no mercado e ele pode fazer os procedimentos menos complexos e de nível médico.

Em todo caso, é crucial ter o entendimento que o enfermeiro não é um auxiliar do médico, pois a sua atuação é trabalhar em conjunto com ele visando garantir o quanto antes a recuperação da saúde do paciente.

Curso de Enfermagem– Melhores opções!

Existem várias instituições que oferecem esse curso, mas é interessante que você já tenha em mente qual o tipo vai fazer: graduação ou o técnico em Enfermagem. Abaixo trazemos algumas opções de cursos!

Enfermagem no SENAC

O SENAC é uma instituição conhecida em todo o Brasil e que tem as unidades em todas as regiões do país. Logo, é uma referência para quem deseja se formar em Enfermagem no nível técnico, pois o curso traz ensinamentos de saúde, administração de medicamentos, prestação de cuidados e higiene dos pacientes.

Além disso, no SENAC você pode estudar presencialmente, buscando uma unidade próxima a sua casa e que tenha o técnico em Enfermagem, ou online, pois a instituição oferta esse técnico em EAD também.

Curso de Enfermagem na Pitágoras

Se você busca uma graduação, que é uma modalidade de ensino muito mais completa, a Pitágoras é uma instituição que vale a pena conhecer e conferir a grade curricular do curso. Neste caso, a duração da qualificação é de 5 anos, ou seja, 10 semestres.

Logo, você tem acesso a todo o conteúdo de nível superior para se formar como um enfermeiro, conseguindo um leque de opções e de oportunidades ao entrar no mercado de trabalho.

Enfermagem na Estácio

Assim como a acontece na Pitágoras, o curso da Estácio é de grau superior, sendo ele bacharelado e com duração de 5 anos. O estudante pode ter acesso as aulas online, no modelo EAD, ou presencialmente, em uma unidade do Estácio próxima a sua casa.

A grade curricular é bastante completa, onde são abordados temas importantes na formação de um curso de Enfermagem, como:

  • Anatomia e sistemas orgânicos;
  • História da enfermagem;
  • Parasitologia;
  • Patologia;
  • Farmacologia do básico ao avançado;
  • Biofísica e muito mais.

Técnico em Enfermagem na Cruzeiro do Sul

Por fim, a formação de Enfermagem no Cruzeiro do Sul é de nível técnico, sendo excelente para você que está em busca de se inserir com rapidez no mercado de trabalho. Isso porque, a formação já ensina toda a parte prática para que você consiga uma boa oportunidade o quanto antes.

Onde trabalhar?

Ao se formar no curso de Enfermagem, você tem um campo bem aberto de possibilidades no mercado de trabalho, dentre eles estão:

  • Enfermagem geral – atua em plantões, coordenando equipes em hospitais e clínicas;
  • Home cara – com atendimento em casa, fazendo acompanhamento básico e oferecendo o tratamento necessário;
  • Especializado – aqui o enfermeiro pode se especializar em diversas áreas, como pediátrica, médico cirúrgico, obstetrícia e tantas outras possibilidades;
  • Enfermagem de trabalho – atua em fábricas, indústrias e empresas de maneira geral, prestando o atendimento para quem está trabalhando.

Logo, é amplo, pois o profissional pode trabalhar em clínicas, hospitais e empresas, sempre promovendo o atendimento e assistência para promover a melhora da saúde dos pacientes.

Segundo o site vagas, o profissional com a formação de Enfermagem no nível superior recebe em média R$ 2.800. Por sua vez, o técnico em Enfermagem recebe por volta de R$ 1.800,00.

Vale a pena fazer o curso de Enfermagem?

Vale a pena sim o curso na área da Enfermagem, pois este é o profissional que trabalha no segmento da saúde, um dos mais necessários e com maiores oportunidades no mercado de trabalho. Logo, se você gosta de cuidar das pessoas e tem um certo apreço por esse ramo, com certeza essa qualificação fará diferença na sua vida.

Caso queira uma formação rápida, o técnico em Enfermagem em excelente, pois em apenas 2 anos você entra no mercado de trabalho. Caso queira uma formação mais completa para receber mais, a graduação é a escolha certa.

Conclusão

O curso de Enfermagem está ligado a área da saúde e o profissional formado trabalha em conjunto com o médico e outros profissionais do segmento hospitalar. Logo, quem se identifica com esse ramo e busca uma inserção no mercado de trabalho com salário acima da média, encontra no curso de Enfermagem tudo que precisa.

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.