ARQUITETURA SUSTENTÁVEL: o que é, para que serve e como se faz
Primeiramente a Arquitetura Sustentável pode parecer um modismo, mas é algo vital para todos! Hoje em dia todavia, ficou claro que dispomos de recursos finitos e que devido a super população, causamos diversos impactos ambientais.
Buscar remediar esses impactos, sobretudo buscando soluções ecológicas e de reutilização, é um dos papéis da arquitetura sustentável. Antes de mais nada entenda um pouco mais sobre esse assunto e contribua com o nosso planeta.
O que é Arquitetura Sustentável?
São as construções que, de alguma forma, minimizam impactos negativos no meio ambiente natural, social ou econômico.
É importante ressaltar que para ser considerado sustentável, não basta os materiais utilizados serem ecologicamente corretos, é necessário que a mão de obra utilizada tenha condições saudáveis de trabalho e que a obra seja viável economicamente.
Para que serve Arquitetura Sustentável?
A arquiteta Alessandra Barassi, resumiu bem a arquitetura sustentável ao dizer simplesmente: sustentabilidade = pessoas, planeta e viabilidade econômica!
Sua função é justamente essa, preservar o meio ambiente, melhorar nossas condições de vida e economizar nosso rico dinheirinho.
Pensar no futuro do planeta é algo indispensável sem dúvida. Se queremos dar um futuro para nossos filhos e netos, devemos minimizar não apenas os impactos ambientais o máximo possível como também buscar soluções ecológicas e sustentáveis.
Como se faz?
Ao criar um projeto sustentável deve-se levar em consideração a ventilação natural, materiais ecológicos, orientação solar, uso eficiente de energia e água, gestão de resíduos, entre vários outros.
Mas se sua casa, apartamento, escritório ou prédio já estão prontos, ainda é possível implementar algumas soluções sustentáveis, ou seja, nada impede que você se adeque nem que seja uma pequena parte de seu imóvel.
O importante é mudar a mentalidade e começar ações sustentáveis por menores que sejam.
Você aplica alguma solução sustentável no seu lar? Depois deste artigo portanto, com certeza será mais fácil. Convença seus amigos, vizinhos e familiares a aderirem também, mas não precisa exagerar e tornar isso algo complicado, pequenas mudanças já ajudam muito.