Como Cuidar de Um Cachorro – 8 Dicas Básicas

Cuidar de um cachorro é simples e complicado ao mesmo tempo. Não importa se é sem raça definida ou não, alguns cuidados mínimos serão necessários.

Se você adotou um, pegou na rua, ganhou ou mesmo comprou, não deixe de ler este artigo até o final para saber o que fazer e deixar seu bichinho feliz e saudável.

Forneça um Ambiente Protegido e Limpo Para seu Cachorro

A proteção contra os elementos e riscos, bem como a boa higiene, são fundamentais para uma vida de qualidade. Portanto, limpe com frequência a casa ou apartamento, pois seu cachorro vai deixar pelos com o tempo.

Não deixe nada cortante ou com ponta acessível para seu pet, isso vale também para comidas que possam fazer mal para ele.

Mantenha Sempre a Água Fresca e Disponível

Manter a hidratação ideal é importante ao cuidar de um cachorro, para manter a saúde e energia. Isso vale tanto para nós humanos como para qualquer ser vivo certo? Troque a água do seu cachorro ao menos 1x por dia, se possível 2x.

Você iria querer tomar uma água suja? Não. Então pense o mesmo em relação ao seu amiguinho.

Alimente-o Com Uma Dieta de Qualidade

dieta-de-qualidade

Animais e seres humanos com excesso de peso podem afetar adversamente a saúde de várias maneiras.

Leia Também: Coronavírus – Descubra Tudo o Que Você Precisa Saber

Siga as recomendações alimentares que o seu veterinário fará de acordo com as necessidades nutricionais do seu cão, com base no tamanho, idade, nível de atividade e raça.

Lembre-se de fornecer guloseimas saudáveis, em vez de pedaços da sua própria comida, como recompensa.

Leve Regularmente seu Cachorro ao Veterinário

O seu veterinário fornecerá as informações sobre horários de vacinação, desparasitação e controle de parasitas externos.

Mantenha uma cópia dos registros de vacinação do seu animal de estimação em sua casa ou com você quando viajar.

Aproveite e leia também: Top 5 lugares para viajar

Entre em contato com seu veterinário se você acredita que seu animal de estimação pode estar doente, ferido ou se algo simplesmente não parece certo. Seu veterinário é especialista em manter seu cão saudável. Trabalhe em equipe com ele ou ela.

Exercite seu bichinho – Brinque com Ele

exercite-brinque-com-seu-bichinho

Quando se pensa em cuidar de um cachorro, você deve ter em mente que o seu cão faz deve fazer exercícios regularmente para se manter em forma. Por estar em forma, o seu cão será mais capaz de participar das atividades de que gosta.

Comunique-se com seu cão e desenvolva um relacionamento. Os cães são criaturas sociais e precisam interagir com seus donos.

Leia Também: 6 Coisas Para Fazer em Casa Durante a Quarentena

Um tempo de qualidade ajudará você a conhecer seu cão e a entender as necessidades específicas que ele possa ter, além de melhorar sua capacidade de reconhecer sinais precoces de uma doença que poderia estar se desenvolvendo.

Além disso, o tempo gasto no desenvolvimento de um relacionamento ajudará a evitar muitos padrões comportamentais indesejáveis.

Treine seu cachorro para seguir comandos simples

Aulas de treinamento para cachorros podem ser muito úteis. Quanto melhor o seu cão seguir os comandos básicos e necessários, maiores serão as chances de ele ter uma vida longa e segura.

Procure por vídeos de adestramento no youtube, acredite, é mais fácil do que você imagina.

Castração

Se você não pretende criar filhotes, esterilizar portanto, é uma opção certa. Contudo se você planeja criar seu cão ou se opõe à esterilização por outros motivos, tome as medidas adequadas para evitar incompatibilidades. Consulte o seu veterinário em relação a outras opções disponíveis.

Dica Top: Como Ganhar Dinheiro com Kwai

Cuide dos Dentes do seu Cachorro

cuide-dos-dentes-do-seu-dog

Muitas raças são propensas a doenças gengivais, o que pode ter sérias implicações. A infecção resultante dessa condição leva à perda prematura dos dentes e geralmente pode causar infecções nos principais órgãos, incluindo as válvulas cardíacas.

Leia Também: 7 Formas de Como Ganhar Dinheiro Extra sem Gastar Nada

Conclusão

Por fim, não é tão complicado cuidar de um cachorro certo? A primeira vista parece muita coisa sim. Mas são coisas que vão sendo inseridas no seu dia a dia e você vai fazer de forma automática com o tempo.

Quando entrar na sua rotina, você verá como tudo valerá a pena. Se quiser mais dicas, recomendo que visitem o site Canal do Pet pois eles têm ótimas dicas que tenho certeza que poderão ajudar você.

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.