Como Cuidar de Um Cachorro – 8 Dicas Básicas
Cuidar de um cachorro é simples e complicado ao mesmo tempo. Não importa se é sem raça definida ou não, alguns cuidados mínimos serão necessários.
Se você adotou um, pegou na rua, ganhou ou mesmo comprou, não deixe de ler este artigo até o final para saber o que fazer e deixar seu bichinho feliz e saudável.
Forneça um Ambiente Protegido e Limpo Para seu Cachorro
A proteção contra os elementos e riscos, bem como a boa higiene, são fundamentais para uma vida de qualidade. Portanto, limpe com frequência a casa ou apartamento, pois seu cachorro vai deixar pelos com o tempo.
Não deixe nada cortante ou com ponta acessível para seu pet, isso vale também para comidas que possam fazer mal para ele.
Mantenha Sempre a Água Fresca e Disponível
Manter a hidratação ideal é importante ao cuidar de um cachorro, para manter a saúde e energia. Isso vale tanto para nós humanos como para qualquer ser vivo certo? Troque a água do seu cachorro ao menos 1x por dia, se possível 2x.
Você iria querer tomar uma água suja? Não. Então pense o mesmo em relação ao seu amiguinho.
Alimente-o Com Uma Dieta de Qualidade
Animais e seres humanos com excesso de peso podem afetar adversamente a saúde de várias maneiras.
Leia Também: 6 Coisas Para Fazer em Casa Durante a Quarentena do Coronavírus
Siga as recomendações alimentares que o seu veterinário fará de acordo com as necessidades nutricionais do seu cão, com base no tamanho, idade, nível de atividade e raça.
Lembre-se de fornecer guloseimas saudáveis, em vez de pedaços da sua própria comida, como recompensa.
Leve Regularmente seu Cachorro ao Veterinário
O seu veterinário fornecerá as informações sobre horários de vacinação, desparasitação e controle de parasitas externos.
Mantenha uma cópia dos registros de vacinação do seu animal de estimação em sua casa ou com você quando viajar.
Aproveite e leia também: Top 5 lugares para viajar
Entre em contato com seu veterinário se você acredita que seu animal de estimação pode estar doente, ferido ou se algo simplesmente não parece certo. Seu veterinário é especialista em manter seu cão saudável. Trabalhe em equipe com ele ou ela.
Exercite seu bichinho – Brinque com Ele
Quando se pensa em cuidar de um cachorro, você deve ter em mente que o seu cão faz deve fazer exercícios regularmente para se manter em forma. Por estar em forma, o seu cão será mais capaz de participar das atividades de que gosta.
Comunique-se com seu cão e desenvolva um relacionamento. Os cães são criaturas sociais e precisam interagir com seus donos.
Um tempo de qualidade ajudará você a conhecer seu cão e a entender as necessidades específicas que ele possa ter, além de melhorar sua capacidade de reconhecer sinais precoces de uma doença que poderia estar se desenvolvendo.
Além disso, o tempo gasto no desenvolvimento de um relacionamento ajudará a evitar muitos padrões comportamentais indesejáveis.
Treine seu cachorro para seguir comandos simples
Aulas de treinamento para cachorros podem ser muito úteis. Quanto melhor o seu cão seguir os comandos básicos e necessários, maiores serão as chances de ele ter uma vida longa e segura.
Procure por vídeos de adestramento no youtube, acredite, é mais fácil do que você imagina.
Castração
Se você não pretende criar filhotes, esterilizar portanto, é uma opção certa. Contudo se você planeja criar seu cão ou se opõe à esterilização por outros motivos, tome as medidas adequadas para evitar incompatibilidades. Consulte o seu veterinário em relação a outras opções disponíveis.
Cuide dos Dentes do seu Cachorro
Muitas raças são propensas a doenças gengivais, o que pode ter sérias implicações. A infecção resultante dessa condição leva à perda prematura dos dentes e geralmente pode causar infecções nos principais órgãos, incluindo as válvulas cardíacas.
Conclusão
Por fim, não é tão complicado cuidar de um cachorro certo? A primeira vista parece muita coisa sim. Mas são coisas que vão sendo inseridas no seu dia a dia e você vai fazer de forma automática com o tempo.
Quando entrar na sua rotina, você verá como tudo valerá a pena. Se quiser mais dicas, recomendo que visitem o site Canal do Pet pois eles têm ótimas dicas que tenho certeza que poderão ajudar você.