CPF Suspenso: Como Resolver em 4 Passos.

Seu CPF está suspenso e não sabe o que fazer? Veio ao lugar certo. Vou mostrar o passo a passo de como você mesmo pode resolver isso sem ter que agendar uma visita na Receita Federal.

Poucas pessoas sabem que dá pra resolver o CPF suspenso na internet de maneira simples e até rápida. Sem enrolação, vamos ao artigo.

CPF Suspenso: Receita Federal

Primeiramente, confirme que seu CPF se encontra na situação “SUSPENSA”. Isso é importante pois se ele estiver na situação “REGULAR”, você não tem problema algum em relação a Receita Federal.

Portanto, caso ainda não tenha confirmado essa informação, você pode verificar aqui a Situação Cadastral do CPF. Mas quais são os tipos de situação cadastral que podem ser encontradas em uma pesquisa de situação cadastral?

REGULAR: não há nenhuma pendência no cadastro do contribuinte.

PENDENTE DE REGULARIZAÇÃO: o contribuinte deixou de entregar alguma Declaração do Imposto Renda da Pessoa Física (DIRPF) dos últimos cinco anos.

SUSPENSA: o cadastro do contribuinte está incorreto ou incompleto.

Leia Também: 7 Formas de Como Ganhar Dinheiro Extra Sem Gastar Nenhum Centavo

CANCELADA: o CPF foi cancelado por multiplicidade, em virtude de decisão administrativa ou judicial.

TITULAR FALECIDO: quando for incluído o ano de óbito.

NULA: foi constatada fraude na inscrição e o CPF foi anulado.

Passo a Passo de Como Resolver o CPF Suspenso

No tutorial a seguir, confira como atualizar os dados cadastrais do CPF na
Internet, quando a inscrição estiver na situação “Suspensa”.


Passo 1: Acesse o site da Receita Federal e selecione o botão “MEU CPF” role a tela para baixo e você verá uma explicação simples e didática sobre as possíveis situações em que podem se encontrar o seu CPF, caso confirme que se encontra “CPF suspenso”, siga os passos.

CPF_suspenso_

Passo 2: Selecione o link demonstrado abaixo:
https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/regularizar/Default.asp

Receita_federal_regularizar_CPF

Passo 3: Preencha o formulário com os dados pessoais solicitados e, em seguida, clique no botão “ENVIAR”

Formulario_receita_federal

Finalmente: A página exibirá uma mensagem confirmando a alteração do cadastro, que é feita instantaneamente.

E Se Eu Não Conseguir Resolver Meu Problema?

Para os casos em que não for possível regularizar pelo site, o atendimento será efetuado via e-mail corporativo da RFB. Neste caso, o cidadão deve enviar para o e-mail do estado de sua jurisdição, conforme tabela abaixo, uma solicitação de serviço, acompanhada dos seguintes documentos:

  1. Documento de identificação:
    • Para maiores de 16 anos: RG atualizado. Se o RG não estiver atualizado, anexar também a Certidão de Casamento ou Nascimento.
    • Para menores de 16 anos: RG ou Certidão de Nascimento do menor e RG do responsável (pai, mãe ou tutor ou guardião judicial). Na hipótese de representação por tutor ou guardião, anexar também o respectivo termo de tutela/guarda.
  2. Título de eleitor (facultativo);
  3. Comprovante de endereço;
  4. Protocolo de atendimento fornecido pela entidade conveniada (Banco do Brasil, Correios e Caixa Econômica) ou Protocolo de Atendimento gerado na Internet (para pedidos de Alteração ou Regularização não conclusivos iniciados no sítio da Receita Federal), se possuir;
  5. Folha de rosto (selfie) do interessado ou responsável segurando o documento de identidade aberto (frente e verso), onde deverá aparecer a fotografia e o número do documento legível.

O interessado receberá, via e-mail, a resposta do pedido. Se aprovado, receberá a confirmação da alteração solicitada ou, no caso de pedido de inscrição, informações sobre como emitir seu comprovante de inscrição no CPF pela Internet.

Leia Também: SPC e SERASA: Como Fazer Consulta Grátis

Caso não seja possível o atendimento por esse canal de serviço, receberá orientação para comparecimento futuro ao atendimento presencial em uma Unidade da Receita Federal.

Conclusão

Por fim, espero que tenha conseguido resolver a situação de CPF suspenso. Se possível faça a verificação da Situação Cadastral dos seus familiares.

Pois muitas pessoas só correm atrás quando precisam, mas na maioria das vezes o processo pode demorar e você pode perder um beneficio ou algo do tipo.

Aproveite e leia: O melhor aplicativo para ganhar dinheiro

Se tiver dúvidas, comente aqui embaixo. Se possível compartilhe este artigo com seus familiares e amigos que podem estar com o CPF suspenso. Sei que você irá ajudar muitas pessoas dessa forma.

Todo o Conteúdo deste artigo foi retirado do Ebook Informativo da RFB e do site da Receita Federal.

Tags: |

Sobre o Autor

Maria Araújo
Maria Araújo

Maria Araújo - Autora do Blog More Manaus, formada em Letras Português pela Universidade Estadual da Paraíba, Técnica em Transações Imobiliárias pelo SENAC. Atravessou o Brasil para realizar seus sonhos e agora quer ajudar você a conquistar os seus.

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.