Como Criar um Blog [Tutorial Completo]

Como criar um próprio blog para criar renda extra e ganhar dinheiro em casa?

Não importa se você deseja criar um blog para ganhar dinheiro em casa ou simplesmente para compartilhar suas opiniões, qualquer pessoa pode aprender a como criar um blog e colocá-lo online em questão de minutos.

No entanto, existem algumas coisas que você precisa ter em mente antes de dar o primeiro passo para a criação do seu próprio blog.

Por que você deve iniciar um blog?

Existem muitas razões pelas quais você deve iniciar um blog, mas algumas das mais populares incluem querer compartilhar sua voz e opiniões com o mundo, conectar-se com pessoas que pensam como você ou até mesmo ganhar algum dinheiro extra em casa.

Não importa qual seja sua motivação, iniciar um blog é uma ótima maneira de divulgar seus pensamentos e ideias – e é mais fácil do que você imagina.

Aqui estão as principais etapas para começar:

Escolha um tópico

Antes de mergulhar na criação do seu blog, é importante escolher um tópico específico que você gostaria de abordar. Isso irá ajudá-lo a direcionar o conteúdo do seu blog e atrair leitores que estejam interessados no mesmo assunto.

Leia: Ganhe Dinheiro com Pinterest

Lembre-se, quanto mais focado for o seu blog, mais fácil será mantê-lo consistentemente atualizado com conteúdo fresco e interessante.

Encontre um nome

Agora que você sabe qual será o principal assunto do seu blog, é hora de encontrar um nome bem pensado que possa capturar a essência da sua marca on-line. Seja criativo e experimente com várias opções até chegar àquele que melhor representa o tom e a temática do seu site.

Seu nome de domínio é uma das primeiras coisas que as pessoas verão quando encontrarem seu blog online, por isso é importante escolher algo que seja relevante para o seu nicho e fácil de lembrar. Pense em algumas opções diferentes antes de escolher o nome perfeito para o seu site.

Escolha uma Plataforma

Uma vez que você tenha finalizado os primeiros dois passos, estará pronto para configurar sua plataforma de blog e colocar seus planos em movimento!

Existem vários serviços populares disponíveis para iniciar um blog – como o WordPress – mas certifique-se de pesquisar as opções disponíveis para encontrar aquela que melhor atende às suas necessidades específicas.

Não recomendo as opções que são 100% gratuitas, pois em todas elas, você não é considerado dono do blog, neste caso, se eles decidirem excluir seu blog, eles podem fazer isso, pois está nos termos de uso que você aceita ao se cadastrar.

Obtenha hospedagem e instale o WordPress

Agora que você escolheu um nome de domínio, é hora de configurar a hospedagem do seu site. Este será o local onde todos os seus arquivos e conteúdo serão armazenados, por isso é importante escolher um host confiável.

Existem muitos hosts disponíveis na Internet, mas é importante fazer alguma pesquisa antes de escolher um, pois nem todos são iguais. Alguns podem oferecer mais recursos do que outros, por isso é importante comparar as opções antes de tomar uma decisão final.

Utilizamos a Hostinger aqui no Blog, com ela, você não precisa entender termos técnicos, eles instalam seu site para você, junto com SSL e outras configurações de segurança, além de instalar os principais plugins. Tudo muito facilitado.

Crie design do blog

Uma vez que você tenha encontrado um host e configurado sua conta, estará pronto para começar a trabalhar no design do seu blog. A maioria dos hosts fornece modelos pré-fabricados que você pode usar como base, mas também há muitas ferramentas on-line disponíveis caso você deseje criar algo completamente personalizado.

Seja qual for o escolhido, certifique-se de manter o design simples e clean – menos é sempre mais quando se trata de blogs!

Se você não tem experiência em design de sites, pode ser uma boa ideia escolher tema pronto pré configurado com tudo o que você precisa. Abaixo, vou deixar algumas recomendações de temas, inclusive do tema que usamos aqui no blog, caso você tenha gostado:

TEMA do nosso BLOG

Tema AVENGER + Ferramentas importantes

Escreva um post

Agora que o seu blog está online, é hora de escrever o primeiro post! Antes de começar a escrever, lembre-se de considerar qual será o propósito do seu blog – você deseja compartilhar opiniões sobre determinados tópicos? Deseja oferecer dicas úteis para outras pessoas?

Suas postagens devem refletir esse propósito e fornecer valor para os leitores. Caso contrário, eles simplesmente não voltarão!

Gere conteúdo interessante

O último – e talvez mais importante – passo para criar um blog de sucesso é garantir que ele esteja sempre abastecido com conteúdo fresco e relevante. Isso significa escrever regularmente novas postagens (de preferência pelo menos uma vez por semana), além de incluir elementos visuais (como fotos e vídeos) para manter as coisas interessantes para seus leitores.

Lembre-se, quanto mais envolvente for o seu conteúdo, mais provável será que as pessoas continuem voltando!

Promova o seu blog

Depois de criar alguns posts interessantes no seu blog, é importante divulgá-los para atrair leitores potenciais. Existem várias maneiras de fazer isso – você pode promover o link do seu blog nas redes sociais, enviar por e-mail para amigos e familiares ou até mesmo anunciá-lo em sites relevantes.

Leia também: Como Aprender Marketing Digital

No entanto, é importante não exagerar na promoção – caso contrário , as pessoas simplesmente vão se irritar com seu blog.

Interaja com os outros blogs

Uma ótima maneira de gerar tráfego para o seu blog é interagir com outros blogs similares ao seu. Comente as postagens dos outros blogs, compartilhe-as nas redes sociais e faça parcerias com outros bloggers para guest posts.

Quanto mais você estiver envolvido na comunidade de blogs, mais pessoas irão descobrir o seu próprio blog – e isso significa mais leitores para você!

Conclusão sobre como criar um blog – Dica Final

Por fim, se você planeja ganhar dinheiro de verdade ao aprender como criar um blog, saiba que você precisa estudar um outro tópico importante, que se chama: SEO.

Sem ele, você não saíra do lugar, infelizmente. Claro que existem várias formas de atrair trafego para um blog, mas este é um dos mais importante.

Recomendo que pesquise um pouco sobre este assunto, depois de terminar de configurar seu blog.

Sobre o Autor

Maria Araújo
Maria Araújo

Maria Araújo - Autora do Blog More Manaus, formada em Letras Português pela Universidade Estadual da Paraíba, Técnica em Transações Imobiliárias pelo SENAC. Atravessou o Brasil para realizar seus sonhos e agora quer ajudar você a conquistar os seus.

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.