Decoração de apartamento: 7 erros que você comete

Fazer decoração de apartamento sozinho não é fácil. Ainda mais se você não tem prática com isso. Ai vem o medo de cometer erros que podem tornar seu ambiente pesado ou mesmo custar caro a você.

E depois ter que refazer tudo, devolver móveis pintar ou trocar o papel de parede, tudo isso é gasto de tempo e dinheiro.

Mas não se preocupe, listei aqui os principais erros na decoração de apartamento, para que você possa evita-los e deixar seu apê confortável e bem decorado.

1 – Ignorar proporções

Antes de sair para comprar seu moveis é preciso ter na cabeça algumas proporções acerca do tamanho do cômodo. Não adianta você comprar um sofá 4 lugares para a sala, por exemplo, e sua sala ser pequena e você não conseguir circular direito.

Meça o espaço que você tem disponível para o móvel que você deseja (altura x largura x profundidade) e anote. Quando for até a loja, leia na etiqueta as medidas. Isso evitará muita dor de cabeça no futuro.

2 – Não pensar na circulação

Sofás, mesas ou camas pequenas, também podem ser confortáveis. Comprar móveis grandes e esquecer da circulação é um erro grande ao fazer decoração de apartamento, pois você pode criar um ambiente cheio e de difícil locomoção.

Já aconteceu de você ir no apê de alguém e não conseguir passar facilmente da cozinha para a sala por exemplo? Isso ocorre porque não levaram em consideração o tamanho do apartamento e a quantidade e tamanho dos móveis.

Lembre-se, espaços vazios e livres para circulação também aumentam o conforto do ambiente. Opte sempre por móveis confortáveis e do tamanho ideal para que você consiga circular tranquilamente entre os ambientes.

3 – Encher os ambientes de objetos

Para fazer uma boa decoração de apartamento, você não precisa encher o ambiente de objetos, nesse caso, aconselho que siga aquela máxima: Menos é mais!

Veja aquilo que você realmente gosta, selecione tudo cuidadosamente para manter objetos funcionais e de preferência que cumpram mais de uma função, sem que atrapalhe ou congestione o espaço.

4 – Comprar arte só por comprar

Comprar arte só por comprar, para preencher um espaço ou para mostrar que você também “entende de arte”, não é legal.

Se você não se sente à vontade com aquela peça ou se ela não combina com você ou o ambiente em que está, não compre!

Nesse caso, não importa o valor da peça de arte em questão, pode ser algo comprado em um brechó ou ateliê, o importante é combinar com seu estilo, ser de bom gosto e ficar em harmonia com o ambiente.

5 – Cores

Você não deve ter medo de usar cores em seu ambiente por medo de errar ou exagerar. Cores darão vida na decoração de seu apartamento.

Busque não usar tons escuros em ambientes pequenos, pois dará a ideia de que são menores ainda. Se você se sentir inseguro, varie os tons em pequenos objetos ou mesmo com papel de parede.

Se possível busque na internet uma paleta de cores e varie o ambiente com ela. As chances são maiores de acertar.

6 – Papel de parede estampado

Papel de parede apesar de ser relativamente fácil trocar, você deve tomar cuidado com exageros.

Pois muita estampa pode deixar seu ambiente menor ou deixar o ambiente muito carregado. Opte por versões claras ou com estampas pequenas.

7 – Não fazer um planejamento de necessidades

Imagine que você vai viajar e esquece das contas que deveriam ser pagas, as pessoas que você deveria avisar, a escola das crianças e até mesmo no trabalho.

A viagem dará certo? Não, pois você não fez um planejamento. O mesmo ocorre na hora da decoração de apartamento, se você não faz um planejamento das necessidades e funcionalidades de que cada ambiente precisa, não tem como dar certo.

Para alcançar o potencial máximo de cada cômodo, procure analisar tudo o que você quer, como a metragem do ambiente e o que realmente fica funcional. Dessa forma você evita erros e economiza.

Conclusão

Decorar um apartamento pode não ser fácil, mas é algo muito prazeroso. Principalmente quando você consegue passar sua identidade para seu lar.

Fique atento aos valores, decorar um apartamento pode não ser muito barato. Economize o máximo possível, pois alguns elementos não são muito em conta.

Se você gostou desse artigo, comente aqui embaixo. Isso sempre me incentiva a escrever mais e mais.

Criticas também são bem vindas, pois é através dela que crescemos. Até a próxima.

Tags: | | |

Sobre o Autor

Maria Araújo
Maria Araújo

Maria Araújo - Autora do Blog More Manaus, formada em Letras Português pela Universidade Estadual da Paraíba, Técnica em Transações Imobiliárias pelo SENAC. Atravessou o Brasil para realizar seus sonhos e agora quer ajudar você a conquistar os seus.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.